Lula veta mudança na Lei da Ficha Limpa que beneficiava Arruda, Garotinho e Cunha

Presidente vetou trechos que tratam da retroatividade e que poderiam beneficiar os políticos já condenados

O Liberal
fonte

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vetou, nesta segunda-feira (29), trechos da lei aprovada pelo Congresso que mudava a Lei da Ficha Limpa e, na prática, reduzia o tempo de inelegibilidade. A matéria poderia beneficiar os ex-governadores José Roberto Arruda (PL), do Distrito Federal, e Anthony Garotinho, do Rio; e o ex-deputado federal Eduardo Cunha.

Atualmente, os oito anos de inelegibilidade previstos na Ficha Lima começam a contar somente após o fim do mandato, o que pode estender o prazo para mais de 15 anos. O Congresso aprovou, no início deste mês de setembro, o projeto que antecipa esse início da contagem e unifica em oito anos o período de inelegibilidade, com limite de 12 anos em caso de múltiplas condenações.

Lula teria vetado os itens da lei que tratam da retroatividade e que poderiam beneficiar os políticos já condenados. Os vetos estão previstos para serem publicados nesta terça-feira (30), em edição do Diário Oficial da União.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL