CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Lula quer criar novo ministério para cooperativas, pequenas empresas e empreendedores individuais

A declaração foi dada durante as negociações para uma reforma ministerial que deve incluir o PP e o Republicanos na esplanada dos ministérios.

O Liberal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) propôs a criação do ministério da pequena e média empresa, das cooperativas e dos empreendedores individuais.
A declaração foi dada durante as negociações para uma reforma ministerial que deve incluir o PP e o Republicanos na esplanada dos ministérios.
A fala de Lula aconteceu durante a transmissão do ‘’Conversa com o Presidente’’, live semanal do mandatário.

“Nós vamos criar, eu estou propondo a criação do ministério da pequena e média empresa, das cooperativas e dos empreendedores individuais. Para que tenha um ministério específico para cuidar dessa gente que precisa de crédito e de oportunidade”, disse o presidente.
Lula não indicou quem assumiria a pasta, mas respondeu sobre o tema após uma pergunta sobre desenvolvimento e geração de empregos. Segundo o presidente, há muita gente que quer emprego com carteira assinada, mas que há outros que querem empreender, e o novo ministério seria uma forma de dar ferramentas para ajudar esse público.

image Lula assina medida provisória para taxar aplicações de 'super-ricos'
Segundo o Ministério da Fazenda, a arrecadação gerada por essas medidas será essencial para alcançar um déficit zero nas contas de 2024

image Lula sanciona novo salário mínimo e mudanças no Imposto de Renda
Presidente também encaminhou uma medida provisória ao Congresso que visa cobrar duas vezes ao ano entre 15% e 20% dos rendimentos dos fundos pertencentes aos 'super-ricos'

image Saiba o que muda após Lula sancionar novo salário mínimo
O governo estima que o valor do salário mínimo será de R$ 1.421 já no próximo ano, considerando a nova política de reajuste.

Há esperanças de que Lula apresente uma nova proposta de redesenho da Esplanada, oferecendo uma solução para o impasse que se instalou nas conversas com o PP. O partido do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), seguia reivindicando o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para o deputado André Fufuca (PP-MA).

Diante da resistência do PT e do próprio Lula em entregar o controle do Bolsa Família, cresceram sugestões para que a pasta seja desmembrada, transferindo o programa social para a gestão, de Esther Dweck. Mas a tese de desmembramento desagrada ao governo.
Uma ideia que circula nos bastidores é tentar convencer o PP a aceitar o Ministério da Ciência e Tecnologia – hoje comandado por Luciana Santos, do PCdoB -, além do comando da Caixa Econômica Federal. Luciana seria transferida para o Ministério das Mulheres.
A pasta da Ciência chegou a ser oferecida a Márcio França, que provavelmente terá de ceder o Ministério de Portos e Aeroportos ao deputado Silvio Costa Filho (PP-PE).

Mas França, segundo interlocutores, mostrou-se resistente à ideia. Se o PP aceitar a pasta da ciência, o governo pode entregar o Ministério da Micro e Pequena Empresa, anunciado por Lula, para França na Esplanada.
Esse desenho é apenas uma das propostas em discussão nos bastidores. Na avaliação de congressistas diretamente envolvidos nas negociações, há a avaliação de que Lula pode, inclusive, trazer novas sugestões para a mesa de negociação. O Ministério do Esporte, por exemplo, também segue sendo citado com frequência nas conversas sobre a nova Esplanada.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL