Lula lamenta a morte do fotógrafo Sebastião Salgado: 'profundamente triste'
Durante encontro com presidente angolano, Lula pediu um minuto de silêncio em homenagem ao fotógrafo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte de Sebastião Salgado, aos 81 anos. Durante um encontro com o presidente angolano João Lourenço, em Brasília, nesta sexta-feira (23.5), o petista pediu um minuto de silêncio em homenagem ao fotógrafo. "Se não o maior, um dos maiores e melhores fotógrafos que o Brasil já produziu", declarou.
O Planalto também divulgou uma nota de pesar. "Me sinto profundamente triste com o falecimento de Sebastião Salgado, ocorrido na manhã desta sexta-feira. Seu inconformismo com o fato de o mundo ser tão desigual e seu talento obstinado em retratar a realidade dos oprimidos serviu, sempre, como um alerta para a consciência de toda a humanidade", diz o texto, assinado por Lula.
Considerado um dos maiores fotógrafos do mundo, Sebastião Salgado morreu vítima de problemas decorrentes de uma malária que adquiriu nos anos 1990.
"Salgado não usava apenas seus olhos e sua máquina para retratar as pessoas: usava também a plenitude de sua alma e de seu coração. Por isso mesmo, sua obra continuará sendo um clamor pela solidariedade. E o lembrete de que somos todos iguais em nossa diversidade. Aos seus amigos e familiares, deixo meu forte abraço", acrescenta a nota divulgada pelo Planaldo.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA