MENU

BUSCA

Leque é o novo acessório LGBTQIA+? Símbolo de representatividade é destaque em show da Lady Gaga

Antes vistos como item ultrapassado, leques viraram acessório queridinho da comunidade e chamaram atenção durante o show de Lady Gaga em Copacabana

Hannah Franco | Especial em O Liberal

Colorido, barulhento e cheio de atitude, o leque vem conquistando cada vez mais espaço como um dos principais símbolos de representatividade da comunidade LGBTQIA+ no Brasil. Durante o show gratuito de Lady Gaga, realizado neste sábado (3), na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, o acessório roubou a cena milhares de leques sendo abertos e “batidos” pela plateia.

Muito além de um item para espantar o calor, o leque se transformou em uma bandeira não verbal. Com estampas que vão desde o tradicional arco-íris até rostos de divas pop como Lady Gaga e Pabllo Vittar, o acessório apareceu em diversos pontos da praia, marcando a presença da comunidade.

VEJA MAIS

Lady Gaga leva fã para traduzir discurso durante megashow em Copacabana; saiba quem é
Brasileiro foi convidado pela artista para traduzir, ao vivo, uma carta aberta dedicada ao público brasileiro

Rivalidade viva? Madonna lança indireta para Lady Gaga no dia do show em Copacabana
Rainha do Pop relembra show histórico que fez no Rio de Janeiro em 2024; provocação reacende rumores de uma antiga tensão entre as duas artistas

Considerado por muitos como ultrapassado até alguns anos atrás, o leque foi resgatado pela comunidade LGBTQIA+ e reinventado como um sinal de identidade e resistência. Inicialmente presente em baladas e festas voltadas ao público queer, ele hoje pode ser visto em locais variados: nas ruas, festivais e até em manifestações políticas.

A cantora Pabllo Vittar, que se apresentou como DJ na abertura do show de Gaga, distribuiu leques para os fãs que estavam na grade. Muitos desses modelos estampavam bandeiras LGBTQIA+ ou o rosto da artista. Veja a repercussão dos leques:






Brasil