CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

IPCA-15 indica deflação de 0,07% em julho

Pesquisa mostra que houve queda nos preços de alimentação e energia no país

O Liberal
fonte

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (25) os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que é considerado a prévia da inflação. De acordo com a pesquisa, os preços recuaram, em média, 0,07% neste mês, registrando a primeira queda no índice em nove meses. Por sua vez, Belém foi na contramão da tendência nacional e teve alta de 0,10% no período.

LEIA MAIS:

image Pela primeira vez no ano, inflação em Belém cai; junho fecha com queda de 0,09% e acompanha o Brasil
O setor que mais sentiu o impacto da redução foi o de alimentos e bebidas, registrando 0,67% a menos do índice do mês anterior

image Retomada de impostos dos combustíveis pesa no bolso de motoristas em Belém
Apesar da redução de 5,3% anunciada pela Petrobras no sábado (1º), aumento ainda surpreende consumidores

O setor que mais teria contribuído para a queda é o de energia elétrica, com retração de 3,45% no país. O segmento de Alimentação e bebidas também registrou baixa na casa de 0,40%, influenciado por itens como o feijão-carioca (-10,20%), o óleo de soja (-6,14%), o leite longa vida (-2,50%) e as carnes (-2,42%).

Ainda de acordo com o IBGE, as principais altas observas neste mês foram no segmento de transportes, que subiu 0,63% puxado pelo aumento de 2,99% nos preços da gasolina. Alguns combustíveis ficaram mais baratos no período, como é o caso do óleo diesel (-3,48%) e do etanol (-0,70%), porém a pesquisa mostra que no geral esses produtos acumularam alta de 2,28% em julho.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL