Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Indígenas Yanomami dados como desaparecidos são localizados em Roraima

Após o desaparecimento, alguns deles foram encontrados acompanhados de garimpeiros

Emilly Melo

Um grupo de indígenas Yanomamis que estavam desaparecidos desde a última semana de abril, após conflitos com garimpeiros, foi localizado em uma área de floresta longe da comunidade onde viviam. A informação foi confirmada pelo presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kwana (Condisi), Júnior Hekurari Yanomami, em depoimento à Polícia Federal.

Os indígenas residiam na comunidade de Aracaçá que, segundo a Hutukara Associação Yanomami, vive um cenário de violência sexual em série desde 2017. Mas teriam se deslocado para outro ponto da Terra Indígena Yanomami, dentro da comunidade Palimiú.

O sumiço do grupo foi denunciado pelo conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami Ye'kwana (Condisi-YY), durante uma viagem do órgão e da Polícia Federal até a comunidade indígena. O desaparecimento teria ocorrido após um suposto ataque e tentativa de sequestro de indígenas por garimpeiros.

Júnior Hekurari se pronunciou após a Polícia Federal reiterar, em coletiva realizada nesta sexta-feira (6), que durante as diligências feitas na Terra Indígena não foi encontrado nenhum indício de crime como havia sido veiculado, entre eles o de que uma menina teria sido estuprada e morta por garimpeiros, e também que uma criança de colo havia sido jogada em um rio da região.

Para a PF o deslocamento dos indígenas para a comunidade Palimiú foi motivado pela morte de algum familiar por causas naturais, não por homicídio.

Alguns dos indígenas foram encontrados acompanhados de garimpeiros, mas o local não foi revelado. O sumiço foi relatado pelo presidente do Condisi, 

(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão da coordenadora do Núcleo de Política, Keila Ferreira) 

Palavras-chave

Brasil
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL