CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Nove sobreviventes já foram retirados de prédio que ruiu em Fortaleza

Nove pessoas ainda estão desaparecidas

Agência Estado e Redação Integrada

O Corpo de Bombeiros continua trabalhando nos escombros de um prédio residencial de sete andares que desabou na manhã desta terça-feira, 15, em Fortaleza, deixando nove feridos. No final da tarde, os bombeiros do Ceará disseram que não havia mortos até o momento, contrariando a informação que a própria corporação divulgou mais cedo.

Leia mais:

Prédio de sete andares desaba em área nobre de Fortaleza

'Tudo indica que o prédio estava em reformas', diz presidente do CREA

Vídeo mostra o momento do desabamento de prédio em Fortaleza

O bombeiro afirmou que não há crianças entre os resgatados e desaparecidos. Ao menos um cachorro também foi resgatado.Eduardo Holanda, comandante do Corpo de Bombeiros do Ceará, confirmou que nove pessoas foram resgatadas com vida e outras nove estão desaparecidas, baseado em relatos de familiares.

O governador do Ceará, Camilo Santana, também informou que nenhuma morte havia sido confirmada. Não foi esclarecida a razão da divergência.

Até o começo da tarde três vítimas ainda permaneciam soterradas, mas com vida. Com duas delas os bombeiros mantiveram contato visual, ambas conseguiram ligar para os familiares mesmo sob os escombros. Outra vítima conversou com os bombeiros enquanto era resgatada.

Vídeos mostram colunas deterioradas e pedidos de socorro vindo do prédio de desabou:

Os bombeiros também estão com uma lista de nove nomes de pessoas que ainda não foram localizadas, mas não se sabe se elas estavam no edifício no momento do desabamento. Ainda de acordo com os oficiais, não há risco para os prédios próximos.

"A Defesa Civil está coordenando o isolamento do entorno, mas o desabamento desse prédio não oferece risco às construções vizinhas. Estamos esvaziando o entorno, mas apenas por uma questão de segurança", afirmou o coronel Cleyton Bezerra, comandante da operação.

"A situação é difícil e requer cuidados porque o restante do prédio ainda pode vir a colapsar. Ainda há bolsões que inspiram cuidados. É uma operação lenta e deve se estender durante todo o dia de hoje", explicou. O comandante também disse que não há risco de incêndios ou de explosões. E também não foi detectado vazamento de gás.

Em nota nas redes sociais, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), afirmou ter determinado "o uso de toda a força operacional dos Bombeiros, Samu, Polícia Militar, Defesa Civil e todos os órgãos estaduais que possam auxiliar no socorro às vítimas".

"Estava chegando a Brasília para cumprir agendas quando recebi essa lamentável notícia. Cancelei toda a agenda e estou retornando imediatamente para Fortaleza para acompanhar a operação de resgate. Além da ação efetivas das nossas forças de segurança, peço também a todos que façam uma corrente de oração para que as vidas sejam salvas", diz o texto.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL