CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Homem de 26 anos roda o Brasil em uma bicicleta: 'cicloviajante'

Pernambucano já rodou mais de 2.000 quilômetros pelo território nacional

Com informações do Uol
fonte

Inspirado pelo estilo de vida de um venezuelano, um pernambucano de 26 anos resolveu virar um "cicloviajante" e hoje roda o mundo em uma bicicleta. Eduardo Henrique Santana Gomes juntou dinheiro, comprou uma magrela e, em setembro de 2020, deixou seu estado para explorar o Brasil de bike. Tudo registrado em seu Instagram @perambulandu.

"Saí de Pernambuco com ideia de chegar até o Uruguai. Mas não tracei uma rota específica. Só sabia que tinha que ir em direção ao sul", conta. Eu simplesmente chego nos lugares e me permito descobrir as coisas legais que existem ali", diz.

A inspiração veio em 2017, durante uma viagem pelo Ceará, quando Eduardo conheceu, em um hostel, um viajante venezuelano que estava percorrendo o território sul-americano de bicicleta. "Ele já tinha atravessado a América do Sul inteira. E tudo com uma bicicleta bem simples, sem muitos adereços. Fiquei impressionado ao ver que era possível ir a qualquer lugar pedalando", lembra.

Desde o começo de sua jornada, Eduardo já rodou mais de 2.000 quilômetros pelo território nacional, às vezes pedalando 60 quilômetros em um único dia: depois que partiu de sua cidade (Recife), ele cruzou Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e, neste momento, se encontra em Minas Gerais. E engana-se quem pensa que sua bike (que foi batizada de Cajuína) é um daqueles modelos de mountain bike caríssimos, projetados especificamente para enfrentar terrenos desafiadores. "A Cajuína é um modelo simples e retrô, que é muito leve e confortável. Dá conta do recado", diz.

E, além de ser meio de transporte, a bicicleta carrega a casa de Eduardo. Em bolsas e cestas espalhadas sobre sua estrutura, a magrela leva uma barraca de camping, saco de dormir, um fogareiro, panelas, comida, ferramentas, roupas, água e um violão. Um verdadeiro lar móvel.

Para conseguir sobreviver na estrada, Eduardo tem contado com a ajuda de seu violão. Em diversos momentos do trajeto, ele tocou o instrumento em ruas de cidades que visitou e conseguiu levantar dinheiro.

Assim que a pandemia der uma trégua, ele pretende continuar atravessando Minas Gerais, entrar no estado do Rio de Janeiro, descer para o litoral norte de São Paulo e, depois, chegar ao sul do país.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL