Governo anuncia novo programa de oferta de médicos em regiões carentes de profissionais

Ainda não há previsão para incluir médicos estrangeiros no programa, mas, sim, de privilegias recém-formados

O Liberal
fonte

O governo federal lançará em breve um novo programa de oferta de médicos em regiões mais afastadas dos centros urbanos, seguindo os moldes do Programa Mais Médicos, criado em 2013 durante a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff. Ainda sem nome definido, o programa está sendo chamado de Mais Saúde para os Brasileiros e terá incentivos para que médicos recém-formados atuem em regiões mais carentes de profissionais, além de incluir a formação de especialistas na atenção básica.

Em entrevista à imprensa após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, explicou que o objetivo é aumentar tanto a oferta quantitativa quanto qualitativa dos serviços de assistência básica no país, garantindo que todas as cidades, regiões, distritos e localidades distantes tenham a possibilidade de contar com médicos para atender à população.

Ao contrário do Mais Médicos, que incluiu médicos estrangeiros, o novo programa dará prioridade aos médicos brasileiros. Rui Costa informou que ainda não há previsão para incluir médicos estrangeiros no programa, mas médicos brasileiros formados no exterior terão a possibilidade de validar seus diplomas. "O programa de revalidação volta para possibilitar que essas pessoas possam trabalhar, ter sua formação validade e possam a trabalhar ajudando a alcançar essa assistência [em saúde]", disse o ministro.

Governo deve retomar o credenciamento de serviços de saúde

Além disso, na próxima semana, o Ministério da Saúde deve retomar o credenciamento de serviços de saúde que estão sem financiamento do governo federal, como unidades de saúde e odontológicas criadas pelos municípios que estão sem funcionar por falta de recursos. A medida visa cumprir a lei que prevê a participação do governo federal no financiamento desses serviços.

VEJA MAIS

image Governo prepara MP para tributar jogos e apostas online após viagem de Lula à China
Contribuição não foi regulada e empresas operam hoje em uma espécie de limbo regulatório

image Lula afirma que terras indígenas devem ser demarcadas logo, ‘antes que pessoas se apoderem dela’
Presidente também prometeu criar pequenos postos de saúde em cada aldeia

O presidente Lula vem comandando reuniões ampliadas com ministros de diversas áreas para apresentação de projetos e políticas públicas e para avaliação do balanço das pastas e projeções futuras. Na área da educação, por exemplo, Rui Costa informou que em breve serão anunciados programas de expansão da escola em tempo integral e de alfabetização na idade certa, que deve atender 100% dos municípios brasileiros.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL