Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Entenda a importância da preservação e isolamento do local do crime

Alterar uma cena de crime pode ocasionar pena de até 4 anos

Karoline Caldeira

A preservação do local do crime, sendo ele de natureza criminosa ou acidental, é essencial. Através do isolamento e demais cuidados, os peritos terão a cena do episódio correspondente ao que ocorreu. A importância de manter o local do delito exatamente como no momento do ocorrido também auxilia a investigação na reconstituição de fatos e compreensão do ocorrido.

Outro ponto a ser ressaltado é que alterar ou omitir objetos do local é considerado crime: a fraude processual. De acordo com o artigo 347 do Código Penal, esse crime é “inovar artificiosamente, na pendência de processo civil ou administrativo, o estado de lugar, de coisa ou de pessoa, com o fim de induzir a erro o juiz ou o perito”. A pena para esse delito varia entre três meses e dois anos, além da multa. As penas dobram para seis meses a quatro anos se for um processo penal.

VEJA MAIS

Corpo de juíza é deixado por juiz na Divisão de Homicídios em Belém; polícia investiga o caso
Monica Maria Andrade Figueiredo de Oliveira teria sido encontrada morta no estacionamento do prédio onde o casal residia. O companheiro dela, o juiz João Augusto Figueiredo de Oliveira Júnior, foi quem levou o corpo à polícia

Caso juíza Monica de Oliveira: veja quem era a paraibana Monica Maria Andrade Figueiredo de Oliveira
Monica de Oliveira, 46 anos, deixou dois filhos, um adulto e uma adolescente, do primeiro casamento

Caso juíza Monica de Oliveira: Juiz que levou o corpo à polícia diz que mulher cometeu suicídio
Juiz João Augusto Figueiredo de Oliveira Júnior contou detalhes sobre o momento em que encontrou a esposa morta dentro de um carro no estacionamento de um prédio

Trabalho da perícia

Independente do quão grave é a cena do crime, a ação primordial dos agentes de segurança pública é verificar se no local do delito, e com uma eventual vítima, será necessário atendimento médico. Caso não haja, o local é isolado até a chegada dos responsáveis pelas providências legais.

No Brasil, os problemas relacionados com a preservação do local de crime são constantes. Em um primeiro impulso, familiares abraçam corpos e entram em áreas de isolamento, atrapalhando até a coleta de possíveis materiais genéticos que indiquem um possível culpado. Por isso, se você estiver presente em uma cena criminosa, chame as autoridades e contribua para uma análise pericial eficiente e segura.

(Estagiária Karoline Caldeira, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

Brasil
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL