ENEM: qual a diferença de cores das provas do exame?
Caderno de questões do ENEM são divididos em cores com finalidade estratégica
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova feita anualmente no Brasil para diversos fins. Com 190 questões objetivas mais uma redação, o ENEM é realizado em dois dias e exige do aluno conhecimentos acerca do que foi abordado durante toda sua formação escolar, desde cálculos simples aos mais complexos, e de conhecimento linguístico básico à estruturação de um texto.
Com cadernos de questões de diferentes cores de capa, o Enem possui uma estratégia para que as provas ocorram de forma justa para todos. Abaixo, saiba o porquê das cores diferentes nos cadernos de questões.
VEJA MAIS
Qual a diferença de cores das provas do Enem?
O ENEM possui quatro cadernos de provas de cores diferentes, sendo elas: amarelo, branco, azul e rosa. A distinção entre os cadernos pode causar dúvidas entre os participantes, como, por exemplo, se a prova é ou não igual para todos os candidatos.
Apesar das cores diferirem, as provas possuem as mesmas questões, porém em ordens diferentes. O objetivo dessa estratégia é que fraudes, ou seja, as famosas "colas", sejam evitadas.
Atente-se: na capa dos cadernos, de cada cor, possui uma frase específica a ser transcrevida no cartão-resposta. Geralmente, elas são poemas ou trechos de músicas de pessoas conhecidas e renomadas.
Qual o significado das cores da prova do Enem?
Aparentemente, as cores não tem um significado específico. Seus objetivos principais são evitar que ocorra a troca de informações sobre a prova entre os participantes.
Entregando provas com cores diferentes para pessoas perto umas das outras, a troca de informações entre os participantes será mais difícil, já que cada caderno possui uma ordem de questões diferente do outro.
Sou eliminado se eu esquecer de transcrever a frase para o cartão-resposta?
Por se tratar de uma prova complexa que demanda tempo e foco, alguns alunos acabam esquecendo de preencher algumas informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova. Entre elas, a frase que vem na capa do caderno de questões, que deve ser transcrevida no cartão-resposta.
No entanto, segundo o Edital, o participante é eliminado somente se esquecer de preencher ou assinalar errado a cor da prova no cartão-resposta, porque é por meio dela que se acontece todo o processo de correção. No entanto, a orientação do Inep é que a transcrição da frase também deve ser feita.
(*Gabriel Bentes, estagiário de jornalismo, sob supervisão coordenadora de OLiberal.com, Heloá Canali)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA