Entenda o que é a hantavirose, quais os sintomas e como prevenir a doença
No último dia 07 de setembro, um menino de 7 anos morreu de hantavirose após ter sido mordida por um rato silvestre

No último dia 07 de setembro, um menino de 7 anos morreu de hantavirose após ter sido mordido por um rato silvestre, segundo informações divulgadas nesta terça-feira, 20, pela Secretaria Municipal de Saúde da Serra catarinense. Veja o que é, como se manifesta e quais as maneiras de prevenir a doença.
O que é hantavirose?
A hantavirose é uma doença infecciosa e grave causada pelo hantavírus, presente em roedores silvestres. Ela se manifesta como uma síndrome cardiopulmonar, podendo levar à morte em 72 horas.
Como a hantavirose é transmitida?
Os ratos silvestres eliminam o vírus na urina fresca, nas fezes e na saliva. A transmissão mais comum ocorre quando as pessoas inalam minúsculos aerossóis, formados a partir da urina, fezes e saliva de roedores silvestres que se misturam na poeira.
VEJA MAIS
Também é possível contrair da doença pela mordida desses animais, como ocorreu com o menino em Urubici, na Serra Catarinense, mas é menos comum.
A hantavirose é mais comum no meio rural. As pessoas que podem se contaminar com mais facilidade são os agricultores, pescadores, trabalhadores em áreas de reflorestamento, pessoas que vivem ou trabalham no campo e que varrem locais fechados como galpões, paióis, armazéns e casa de campo fechadas e pouco ventiladas.
Como prevenir a hantavirose?
As medidas de prevenção devem conter ações que impeçam a aproximação dos roedores, como, por exemplo, roçar o terreno em volta da casa, dar destino adequado aos entulhos existentes, manter alimentos estocados em recipientes fechados e à prova de roedores, evitar contato humano com rato silvestre ou seus excrementos (fezes e urina principalmente), além de outras medidas que impeçam a interação entre o homem e roedores silvestres, nos locais onde é conhecida a presença desses animais.
Quais são os sintomas da hantavirose?
- Febre
- Diarreia
- Náusea e vômito
- Dor de cabeça
- Dor no corpo
- Dor abdominal
- Tosse seca
Os sintomas podem evoluir para falta de ar intensa, cansaço, pressão baixa e sonolência. Nestes casos, o risco de morrer pela doença é alto. Os sintomas podem aparecer em até 60 dias depois que a pessoa entrou em contato com alguma situação de risco.
(Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão de Keila Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Política).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA