CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

'Culto aos mortos': prefeito proíbe festas de Halloween em escolas ao afirmar ser desrespeitoso

De acordo com o parlamentar, a comemoração tem relação com crenças religiosas que não condizem com a cultura brasileira

Carolina Mota
fonte

O prefeito Alcino Barcelos (Republicanos), de Pontes e Lacerda, em Mato Grosso, proibiu a realização de festas de Halloween nas escolas públicas do município. O comunicado oficial foi feito no perfil do Instagram do parlamentar, no último domingo (29), onde ele afirmou que "não vai ter festa" se depender dele.

VEJA MAIS

image Preparativos para o Halloween

image Movimento no Comércio aumenta com a proximidade das festas de Halloween
Consumidores buscam por produtos ligados à temática do Halloween, entre os itens mais buscados estão as fantasias e decorações

Conforme o posicionamento, feito por vídeo, Alcindo afirma que tomou a decisão após receber uma denúncia de uma mãe preocupada com a comemoração da data na escola da filha. "Recebi aqui a denúncia de uma mãe preocupada, que diz que vai ter festa de Dia das Bruxas em uma escola nossa municipal. Dois compromissos que eu quero fazer: não vai ter a festa e a gente vai apurar os fatos".

Ainda segundo o prefeito, o Halloween não faz parte da cultura brasileira e ainda é um "desrespeito" à cultura nacional por conta do significado que a manifestação possui. "Gente, para quem ler lá, pesquisar um pouco, é culto aos mortos e também Dia de Todos os Santos".

O gestor reforçou que práticas como esta são atos desrespeitosos com as religiões presentes no país, o que não seria correto, pois "o Estado é laico".

"Não vai ter essa festa. Se alguém comunicou, cancela. Se alguém comprou fantasia, infelizmente, não vai poder entrar. E pode ficar tranquilo que vai ser apurado, porque a Educação a gente tem que tratar primeiro com respeito".

*Carolina Mota, estagiária sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web de OLiberal.com

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL