CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Coronavac, aplicada no Pará, imuniza 14 dias após a segunda dose, aponta estudo

Pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro vai além da observação de redução de internações

Redação Integrada com informações do Extra
fonte

Os brasileiros estão enfrentando várias provas de paciência e de perigo durante a pandemia de covid. Além de esperar a disponibilidade de vacina, no caso do coronavírus, a maioria dos imunizantes precisa de duas doses para criar anticorpos. Estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro mostra que a Coronavac, a mais administrada no Pará, além de precisar de duas doses, necessita de 14 dias após a segunda aplicação para garantir mais proteção.

“A boa notícia é que a Coronavac realmente estimula uma produção robusta de anticorpos neutralizantes na maioria das pessoas. Porém, a importante nota de cautela é que isso acontece apenas depois da segunda dose. Quem tomou uma dose só não deve se sentir protegido porque não está”, explica o imunologista Orlando Ferreira, um dos coordenadores do Laboratório de Virologia Molecular (LVM) da UFRJ.

Os anticorpos neutralizantes atacam diretamente o coronavírus. Os cientistas analisaram a capacidade de neutralização do vírus em 68 pessoas vacinadas. O estudo revelou que 42 dias após a primeira dose (14 depois da segunda) 84% das pessoas apresentaram anticorpos neutralizantes.

Duração

O estudo observou que, além da redução de internações, a vacina cumpre o que promete, isto é, defesa na forma de anticorpos. Isso é feito por meio de um teste que detecta especificamente os anticorpos neutralizantes no soro das pessoas vacinadas.

"Todavia, não sabemos quanto tempo esses anticorpos vão durar. Ainda é muito cedo para dizer isso", acrescenta Ferreira. Apenas com o passar dos meses, os cientistas vão saber por quanto tempo as duas dodes da vicina previne contra o vírus.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL