Base federal na terra indígena Yanomami é alvo de ataque de garimpeiros, afirma Ibama

No tiroteio, um dos garimpeiros, cujo nome não foi divulgado, ficou ferido e foi detido pela PF

O Liberal
fonte

Em nota divulgada na noite desta quinta-feira (23), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que uma base federal localizada na aldeia Palimiú, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, foi atacada por garimpeiros na madrugada de quarta-feira (22). Segundo o órgão, o atentado motivou o pedido por reforços de segurança no local, apresentado à Polícia Federal (PF)

Os garimpeiros que atacaram o local desciam o rio em sete embarcações chamadas "voadeiras", de 12 metros cada, carregadas de cassiterita, metal cuja demanda tem aumentado, quando o carregamento foi identificado por drones operados por fiscais do Ibama. 

Armados, os garimpeiros furaram o bloqueio montado no rio Uraricoera e atiraram contra agentes do Ibama, que abordaram uma das embarcações. Os fiscais revidaram e um dos garimpeiros, cujo nome não foi divulgado, acabou ferido e foi detido pela PF. Os demais criminosos fugiram.

VEJA MAIS

image Governo antecipa fechamento do espaço aéreo sobre Terra Indígena Yanomami
A data foi definida em reunião entre os ministros da Justiça e da Defesa em Brasília

image Mais de 5 mil atendimentos médicos na comunidade yanomami foram feitos em um mês
Indígenas têm enfrentado problemas de saúde, incluindo casos de malária, diarreia aguda, pneumonia, tuberculose e desnutrição

image Governo envia chips de celular para área Yanomami, onde não há antenas de operadoras
Comunicação no local se dá apenas via satélite

image PF deflagra nova operação contra comércio de ouro ilegal em Roraima
A Justiça expediu 16 mandados de busca e apreensão dos quais foram cumpridos 13 em Roraima, São Paulo e em Goiás

A base federal atacada tem como objetivo impedir a entrada de embarcações clandestinas no território e completou apenas duas semanas de funcionamento. O criminoso atingido permanecia internado até a noite desta quinta-feira.

Agentes da Força Nacional de Segurança Pública, da Polícia Rodoviária Federal e do Ibama garantem a segurança no local, que ganhou uma estrutura de cabos de aço na última segunda-feira (20). O Ibama afirma que, desde então,  nenhum barco carregado seguiu em direção aos garimpos.

"Todos aqueles que tentarem furar o bloqueio serão presos. Acabar com o garimpo ilegal é uma determinação do presidente Lula", declarou o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL