Baleia jubarte é encontrada encalhada em praia de Florianópolis

Pescadores ajudaram cetáceo a desencalhar ainda na terça-feira, mas ele voltou a ficar preso na areia

Redação Integrada, com informações do G1

Pescadores de tainha encontraram, nesta terça-feira (2), uma baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) encalhada na Praia da Lagoinha, na região de Ponta das Canas, no Norte da Ilha, em Florianópolis. O animal estava vivo e especialistas avaliam a situação da baleia e as condições do mar para fazer uma tentativa de desencalhe durante a maré-cheia, nesta quarta (3), com o auxílio de uma embarcação.

Na equipe que tenta salvar o animal estão voluntários, funcionários da R3 Animal e Instituto Australis, do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e Polícia Militar Ambiental, que está no local tentando ajudar o cetáceo. Segundo a médica veterinária Cristiane Kolesnikovas, presidente da R3 Animal e coordenadora do PMP-BS, a baleia é jovem, tem aproximadamente nove metros e aparenta estar com a saúde debilitada.

Ainda na terça-feira, os pescadores ajudaram a baleia a desencalhar, mas logo depois ela voltou a ficar presa na areia. A nova tentativa para desencalhar a jubarte deve seguir protocolos da Apa da Baleia Franca. A equipe da R3 Animal alerta que os moradores não devem ir à praia ver o animal para evitar aglomerações.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL