MENU

BUSCA

VÍDEO: Padre é acusado de intolerância religiosa após questionar Orixás em falas sobre Preta Gil

A celebração foi removida do canal da Paróquia no YouTube, mas os trechos polêmicos foram reproduzidos e viralizaram nas redes sociais

Gabrielle Borges

O vídeo de algumas falas do padre Danilo César repercutiu, nesta quarta-feira (30/7), após ele criticar a religião da cantora Preta Gil durante missa na Paróquia Areial, em Campina Grande (PB).

VEJA MAIS

Por que amigos e familiares de Preta Gil estão de branco no velório? Entenda o motivo
Branco é ausência, portanto traz em si todas as possibilidades de criação e renascimento. Desta forma, o branco também pode ser a cor da morte e do luto para algumas religiões


Circuito Preta Gil: Prefeitura do Rio instala placas em homenagem à cantora
O circuito homenageado é justamente o trajeto por onde passará o cortejo com o corpo da cantora nesta sexta-feira

No discurso, o religioso questiona o poder dos orixás e diz que as divindades não foram capazes de "ressuscitar a cantora". “Como é o nome do pai de Preta Gil? Gilberto Gil fez uma oração aos orixás, cadê esses orixás que não ressuscitaram Preta Gil? Já enterraram?”, questionou o sacerdote para os fiéis durante a homilia.

VEJA O VÍDEO


Em outro trecho da homilia, Padre Danilo criticou fiéis católicos que pedem “coisas ocultas” e afirmou que gostaria que o “diabo viesse e levasse” essas pessoas. Há outras falas de cunho intolerante às religiões de matriz africana.

A celebração foi removida do canal da Paróquia de Areial no YouTube, mas os trechos polêmicos foram reproduzidos e viralizaram nas redes sociais, provocando reações. A Associação Cultural de Umbanda, Candomblé e Jurema Mãe Anália Maria de Souza emitiram nota de repúdio contra as falas do padre e apontaram racismo religioso.

A cantora Preta Gil tinha religiosidade ligada ao Candomblé e demonstrava devoção a Nossa Senhora Aparecida.

Gabrielle Borges, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web de OLiberal.com.