Ministério amplia atendimento do SUS pelos planos de saúde
Ministério da Saúde anuncia ampliação do programa 'Agora tem Especialistas' e unificação de dados de atendimento.
Nesta segunda (28/07) o Ministério da Saúde divulgou novas possibilidades de aderência ao programa de ressarcimento dos planos de saúde ao Sistema Único de Saúde (SUS), o programa funciona como mecanismo para desafogar a demanda do SUS por cirurgias, consultas e exames.
As operadoras de plano de saúde interessadas em trocar as dividas por atendimento necessitam aderir ao programa de forma voluntária e comprovar capacidade técnica, operacional, além de possuir uma matriz de oferta de serviços que atendam às necessidades do SUS. As áreas prioritárias são: Oncologia, Ginecologia, Cardiologia, Ortopedia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia.
VEJA MAIS EM
Agora tem Especialistas
O programa Agora tem Especialistas faz parte das políticas da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde - SAES e busca promover um atendimento cada vez mais eficiente para a população. Os dados dos atendimentos, tanto pelas redes pública como privada, serão unificados na plataforma Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). A partir de 1º de agosto a 30 de setembro, o sistema receberá os dados referente aos anos de 2020 a 2025. Já em outubro, os dados serão transferidos de forma automática.
Os valores de dívidas que serão convertidos em atendimento precisam ser negociados com a Agência Nacional de Saúde (ANS) ou Procuradoria Geral Federal, para dívidas ativas.
Aos interessados é necessário solicitar pela plataforma InvestSUS a possibilidade de participação dos planos, o Ministério da Saúde irá consultar a regularidade da operadora e se os serviços de média e alta complexidade ofertados atendem as demandas do SUS para adesão.