MENU

BUSCA

Inscrições do Fies 2026 começam nesta segunda; veja prazos e quem pode participar

Processo seletivo desta edição oferece 67.301 vagas

Thaline Silva

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2026 estarão abertas entre os dias 3 e 6 de fevereiro. Os candidatos já podem consultar as vagas disponíveis por meio do sistema Fies Seleção. A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do Ministério da Educação (MEC).

Regulamentado pelo Edital nº 3/2026, o processo seletivo desta edição oferece 67.301 vagas distribuídas em 1.421 instituições privadas de ensino superior, entre universidades, faculdades e centros universitários, abrangendo 19.834 cursos e turnos em todo o país. Ao longo de 2026, o Fies deve ofertar um total de 112.168 vagas, considerando também o segundo semestre. As vagas não preenchidas nesta edição serão remanejadas para a próxima etapa do programa.

VEJA MAIS 

MEC anuncia revisão de dívidas do Fies; saiba como vai funcionar
Medida vale para os estudantes inadimplentes há mais de 90 dias, contados até o dia 31 de julho de 2025

MEC vai suspender vestibular de cursos de medicina que tenham nota baixa em novo exame
Baixos resultados podem resultar em impedimento de ampliação de vagas, suspensão de contratos do Financiamento Estudantil (Fies), entre outras medidas

Durante o período de inscrição, o candidato poderá escolher até três opções de curso, com possibilidade de alteração das preferências até o encerramento do prazo. A distribuição das vagas inclui modalidades do Fies tradicional e do Fies Social, com oferta em todas as unidades da Federação. O estado de São Paulo concentra o maior número de vagas, com 11.557, seguido pela Bahia (7.428) e Minas Gerais (6.974). No Pará, estão disponíveis 2.610 vagas.

Quem pode participar

Podem se inscrever no Fies 2026 os candidatos que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com média mínima de 450 pontos nas cinco provas e nota diferente de zero na redação. Também é exigida renda familiar bruta mensal por pessoa de até três salários mínimos.

A classificação dos candidatos será feita com base na ordem decrescente das notas do Enem, respeitando o tipo de vaga, o grupo de preferência e a modalidade de concorrência. A prioridade será dada, nesta ordem, a candidatos que não concluíram o ensino superior e nunca utilizaram o Fies, seguidos por aqueles que já utilizaram o financiamento e o quitaram, e, por fim, candidatos que já possuem diploma de graduação.

Cronograma

O Fies contará com chamada única e lista de espera. O resultado da pré-seleção da chamada única será divulgado em 19 de fevereiro. Os candidatos pré-selecionados deverão complementar a inscrição entre os dias 20 e 24 de fevereiro, também pelo sistema Fies Seleção.

Quem não for selecionado na chamada única será incluído automaticamente na lista de espera, que terá convocações entre 26 de fevereiro e 10 de abril, conforme a disponibilidade de vagas remanescentes.

Fies Social

Metade das vagas desta edição é reservada ao Fies Social, destinado a estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Os candidatos pré-selecionados nessa modalidade poderão solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais.

Os estudantes do Fies Social estão dispensados da comprovação de renda junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), embora devam comparecer à comissão para validação das demais informações. Caso sejam identificadas inconsistências, poderá ser solicitada documentação complementar.

*Thaline Silva, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Hamilton Braga, coordenador do núcleo de Política e Economia

Palavras-chave