Inscrições do Fies 2026 começam nesta segunda; veja prazos e quem pode participar
Processo seletivo desta edição oferece 67.301 vagas
As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2026 estarão abertas entre os dias 3 e 6 de fevereiro. Os candidatos já podem consultar as vagas disponíveis por meio do sistema Fies Seleção. A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do Ministério da Educação (MEC).
Regulamentado pelo Edital nº 3/2026, o processo seletivo desta edição oferece 67.301 vagas distribuídas em 1.421 instituições privadas de ensino superior, entre universidades, faculdades e centros universitários, abrangendo 19.834 cursos e turnos em todo o país. Ao longo de 2026, o Fies deve ofertar um total de 112.168 vagas, considerando também o segundo semestre. As vagas não preenchidas nesta edição serão remanejadas para a próxima etapa do programa.
VEJA MAIS
Durante o período de inscrição, o candidato poderá escolher até três opções de curso, com possibilidade de alteração das preferências até o encerramento do prazo. A distribuição das vagas inclui modalidades do Fies tradicional e do Fies Social, com oferta em todas as unidades da Federação. O estado de São Paulo concentra o maior número de vagas, com 11.557, seguido pela Bahia (7.428) e Minas Gerais (6.974). No Pará, estão disponíveis 2.610 vagas.
Quem pode participar
Podem se inscrever no Fies 2026 os candidatos que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com média mínima de 450 pontos nas cinco provas e nota diferente de zero na redação. Também é exigida renda familiar bruta mensal por pessoa de até três salários mínimos.
A classificação dos candidatos será feita com base na ordem decrescente das notas do Enem, respeitando o tipo de vaga, o grupo de preferência e a modalidade de concorrência. A prioridade será dada, nesta ordem, a candidatos que não concluíram o ensino superior e nunca utilizaram o Fies, seguidos por aqueles que já utilizaram o financiamento e o quitaram, e, por fim, candidatos que já possuem diploma de graduação.
Cronograma
O Fies contará com chamada única e lista de espera. O resultado da pré-seleção da chamada única será divulgado em 19 de fevereiro. Os candidatos pré-selecionados deverão complementar a inscrição entre os dias 20 e 24 de fevereiro, também pelo sistema Fies Seleção.
Quem não for selecionado na chamada única será incluído automaticamente na lista de espera, que terá convocações entre 26 de fevereiro e 10 de abril, conforme a disponibilidade de vagas remanescentes.
Fies Social
Metade das vagas desta edição é reservada ao Fies Social, destinado a estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Os candidatos pré-selecionados nessa modalidade poderão solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais.
Os estudantes do Fies Social estão dispensados da comprovação de renda junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), embora devam comparecer à comissão para validação das demais informações. Caso sejam identificadas inconsistências, poderá ser solicitada documentação complementar.
*Thaline Silva, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Hamilton Braga, coordenador do núcleo de Política e Economia
Palavras-chave