Foguete comercial sul-coreano explode ao decolar no Brasil
O HANBIT-Nano saiu do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, e mensagem foi exibida durante transmissão ao vivo
O foguete comercial sul-coreano HANBIT-Nano explodiu logo após a decolagem, às 22h13 dessa segunda-feira (22), no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. Em transmissão ao vivo, a equipe responsável exigiu a mensagem “We experiencied an anomaly during the flight” (”Nós experimentamos uma anomalia durante o vôo”, em português). O sinal foi interrompido logo após.
VEJA MAIS
O vídeo da transmissão mostrou a trajetória com duas câmeras instaladas nos estágios do foguete. A nave espacial chegou à March 1, momento em que a velocidade ultrapassa a do som. Quando segue em direção à órbita da Terra, ele chega à MAX Q, quando o objeto alcança a maior intensidade de força aerodinâmica até a atmosfera, e a transmissão é interrompida.
O voo do HANBIT-Nano durou pouco mais de um minuto. Nesse período, observou-se o início da jornada espacial e, em seguida, teve o sinal cortado. Equipes da Força Aérea Brasileira (FAB) e Corpo de Bombeiros do CLA foram ao local para analisar os destroços e a área de colisão.
O foguete caiu em uma área da Basse e o voo não era tripulado. A nave levava experimentos científicos e dispositivos de tecnologia que seriam destinados a pesquisas de instituições do Brasil e da Índia. O HANBIT-Nano tinha 21,9 metros de altura, 20 toneladas e 1,4 metro de diâmetro, e pode chegar a 30 mil km/h.
Palavras-chave