MENU

BUSCA

Dia Internacional da Cerveja: Confira mitos e verdades sobre a bebida

O Dia Internacional da Cerveja é comemorado toda primeira sexta-feira de agosto; confira alguns mitos e verdades da bebida

Paula Figueiredo

Celebrado toda primeira sexta-feira de agosto, o Dia Internacional da Cerveja chega para comemorar uma presença garantida nos churrascos da família, happy hour com amigos e as mais diversas festas ao redor do mundo. Amada por uns e odiada por outros, a cerveja é uma das bebidas mais baratas no Brasil e gera muitas especulações acerca do tema. Pensando nisso, o Oliberal.com listou alguns mitos e verdades sobre a 'loira gelada', segundo informações de nutricionistas, sommelière e cervejeiros ouvidos pelo site da Globo. Confira!

VEJA MAIS

Macaco 'virando' garrafa de cerveja viraliza na internet; vídeo
O flagra foi feito por uma estudante que passava pelo local quando vários macacos estavam à procura de comida pelas ruas

Brasil é um dos países com a cerveja mais barata do mundo, aponta pesquisa
No top 10 estão cinco países do continente africano, dois do sudeste asiático e da américa do sul e um europeu

Cerveja custará R$ 62 na Copa do Qatar, aponta jornal
Copo de 550 ml no país é o mais caro do mundo e vai pesar no bolso dos torcedores

Cerveja escura é mais alcoólica 

Apesar da teoria da cor da cerveja ser muito expandida pelos amantes da bebida, tudo não passa de um mito. As cervejas escuras levam cargas de maltes torrados elevados e esses maltes geram impacto no sabor. No entanto, só a cor não fala sobre o teor alcoólico, pois algumas cervejas mais claras possuem uma porcentagem de álcool mais elevada que as escuras.

Chopp e cerveja são a mesma coisa

A diferença entre as duas bebidas é que uma sofre o processo de pasteurização e outra não. Porém, perante a lei, todo chopp é uma cerveja, mas nem toda cerveja é um chopp. Ou seja, o chopp só é permitido para cervejas que não são pasteurizadas e que não passam por outros tratamentos térmicos.

Cerveja preta ajuda na produção de leite materno

Como qualquer bebida alcoólica proibida para lactantes, a cerveja preta também é uma delas e não ajuda na produção de leite materno

Cerveja dá barriga/engorda

Qualquer alimento com caloria, quando consumido em excesso, tem tendência a ser convertido em gordura corporal. Ou seja, se a cerveja for consumida em excesso terá o poder de engordar e até mesmo criar a "barriga de cerveja".

Cerveja de garrafa e de lata são diferentes

Mesmo os fabricantes se esforçando para manter o mesmo sabor, independente se for lata, long neck ou garrafas, fatores como o material do recipiente e até mesmo o formato e a luz do estabelecimento impactam no sabor.

O colarinho mantém a cerveja mais saborosa

Muitos que são apreciadores da bebida relatam não gostar da famosa espuma da cerveja. No entanto, o famoso colarinho cria um bloqueio entre o líquido e o ar, o que contribui para que a temperatura permaneça estável e o conjunto de aroma e sabor dure mais

Cerveja causa mais ressaca que outras bebidas

Tudo depende da quantidade de bebida alcoólica ingerida pela pessoa, como foi sua alimentação e hidratação durante o momento da ingestão. A cerveja tende a gerar uma ressaca mais tranquila devido seu baixo teor de álcool e alto teor de água.

(Estagiária Paula Figueiredo, sob supervisão de Luiz Cláudio Fernandes, editor web de O Liberal.com)