Após 35 anos sem ver a família, idoso descobre 25 netos; saiba mais
Idoso foi hospitalizado sem documentação. Após busca incessante, equipe hospitalar localizou a família do homem
Um idoso de 65 anos estava quase sendo classificado como uma pessoa em situação de rua, após ser internado em estado crítico em um hospital em Sorocaba, interior de São Paulo, quando teve uma grande reviravolta em sua vida. Ele reencontrou a família e descobriu que possui mais de 20 netos.
João Luiz Ferreira Belo, 65 anos, foi internado sem nenhuma documentação ou rede de apoio no Hospital Santa Lucinda, no dia 23 de maio, vindo da Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da zona oeste do município. O homem também havia passado recentemente pelo Serviço de Obras Sociais (SOS) da cidade. O estado dele era crítico, por conta de pneumonia, encefalopatia, infarto, agitação e confusão mental.
LEIA MAIS
Como a família foi localizada?
Sem conseguir informações sobre sua origem ou parentes do paciente idoso, o hospital decidiu mobilizar a direção e o setor jurídico. Com o quadro de saúde dele melhorando aos poucos, pistas sobre a família de João Luiz foram aparecendo. Ele lembrou do nome de uma das filhas, porém, quando a equipe do hospital a localizou, ela já havia falecido há alguns anos.
Os funcionários do hospital continuaram as buscas nas redes sociais, onde localizaram um possível sobrinho, que não respondeu. A equipe viu que ele frequentava uma igreja evangélica em Guarapuava, interior do Paraná, e decidiu procurar o pastor local para obter novas informações. O pastor forneceu o telefone do sobrinho à equipe e eles conseguiram encontrar a família de João Luiz, além de descobrir que ele tem 25 netos e alguns bisnetos.
As filhas dele, Sandra e Solange, não viam o pai há mais de 35 anos e achavam que ele já havia falecido. Como muitos outros brasileiros vindos do interior, o homem havia deixado sua terra natal, Guarapuava, no Paraná, em busca de melhores condições de vida. Ele percorreu cidade e acabou entrando no ciclo da vida nas ruas.
João recebeu alta e, lúcido, decidiu que viverá com a família de agora em diante.
Gabrielle Borges, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Vanessa Pinheiro, editora web de OLiberal.com.
Palavras-chave