Zenaldo Coutinho vistoriou obras do novo HPSM do Guamá

Visita fez parte do aniversário de Belém. Sesma diz hospital está 90% pronto

Redação integrada de O Liberal

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, vistoriou na manhã deste domingo (12) as obras do novo Hospital Pronto Socorro Municipal Humberto Maradei Pereira (o HPSM do Guamá). A visita fez parte da agenda do aniversário de 404 anos de Belém.

Segundo a Prefeitura Municipal de Belém, o HPSM do Guamá teve seu espaço totalmente reformado, com ampliação do número de leitos de 68 para 93 e também apliação da UTI, com 10 leitos, além de novos equipamentos de tomografia. As mudanças cumprem padrão exigido pelo Ministério da Saúde para elevar o HPSM de média para alta complexidade.

A prefeitura diz que a visita deste domingo foi de "inspeção final às obras concluídas" do Pronto Socorro. A primeira grande reforma desde a inauguração do hospital permitirá a ampliação no número de atendimentos e inclui a construção de um novo anexo. Sistemas elétricos, hidrossanitários e de gases também foram substituídos.

Reforma do HPSM do Guamá começou em dezembro de 2018 (Oswaldo Forte / O LIberal)

Segundo a PMB, as obras, iniciadas em dezembro de 2018, "já estão adiantadas em mais de 90%", mas a prefeitura não confirma ainda quando a o hospital será entregue. A administração municipal diz que a reforma do HPSM do Guamá só pôde ser agilizada após a inauguração do Hospital de Retaguarda Dom Vicente Zico, em março de 2019. Os serviços em funcionamento no PSM, bem como a equipe técnica, foram transferidos para esse novo hospital.

A desativação do HPSM foi realizada de forma gradual e começou pela urgência e emergência, enquanto os setores de internação, UTI e bloco cirúrgico continuaram em atendimento aos pacientes até o fechamento total.  

“Antes de 2013, a saúde de Belém passou anos sem grandes investimentos, e hoje estamos recuperando toda a nossa estrutura”, avaliou o secretário municipal de Saúde, Sérgio Amorim.

Atendimento precisou ser fechado no Guamá (Oswaldo Forte / O Liberal)
Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM BELÉM