CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Santa Casa fechou primeiro semestre com 17,4 mil atendimentos, apesar da pandemia

Adaptações foram necessárias. Apenas de janeiro a junho, foram realizados 4.284 partos na maternidade

Redação integrada de O Liberal
fonte

No primeiro semestre de 2020, a Santa Casa de Misericórdia do Pará registrou 17.406 atendimentos na Urgência e Emergência do hospital -  média de 2.900 atendimentos ao mês destinados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Esses números que mostram a importância do funcionamento da Santa Casa do Pará, mesmo diante dos desafios da pandemia da covid-19. No Pará, o hospital é uma das referências para receber pacientes acometidos com a doença.

Adaptações frente à pandemia


De janeiro a junho, foram realizados na maternidade da Santa Casa 4.284 partos (2.079 partos normais e 2.205 cesarianas). “Na Santa Casa tivemos que fazer diversas adaptações para conseguirmos atender a nossa população. Aumentamos o quantitativo de leitos de UTI, com todo o apoio da Sespa e do governo do Estado, por sermos um dos hospitais de referência na questão da Covid-19. Tivemos ainda que absorver toda a demanda de obstetrícia dos pacientes que eram atendidos no hospital Abelardo Santos, após ele ter se tornado exclusivamente para pacientes acometidos com a covid-19”, ressalta Bruno Carmona, presidente da Fundação Santa Casa. 

“Agora estamos no caminho inverso gradativo, de forma menos abrupta como foi a instalação por conta da urgência do momento que exigiam as atitudes que tomamos e fizemos. Com o apoio de todos os servidores e da administração da Santa Casa, nós conseguimos dar conta da demanda, marcando o papel da Fundação dentro das suas ações de saúde para o Estado”, diz Carmona. 

Atenção à saúde materno-infantil se manteve


Talia Cristina Souza Silva, 18, fez seu pré-natal no posto de saúde próximo da sua casa em Ananindeua, região metropolitana de Belém. Quando estava com quase nove meses de gestação passou mal e foi encaminhada à Santa Casa do Pará. A jovem disse que ficou satisfeita com o atendimento recebido na maternidade.

“Fui bem atendida, recebi orientações sobre os cuidados que tenho que ter com o meu filho, e também sobre a importância de sua amamentação exclusiva até os seis meses iniciais de vida. Cuidaram muito bem do meu filho, ele nasceu com 2,8 quilos e devido a complicações no parto teve que ir para a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e depois para a UCI (Unidade de Cuidados Intermediários). Estou muito feliz com a alta de meu bebê, agora é voltar para casa e cuidar dele”, alegra-se a mãe.

A Santa Casa do Pará encerrou o primeiro semestre de 2020 com uma produtividade significativa em vários setores, como é o caso da área ambulatorial com 25.603 consultas realizadas pelas equipes multiprofissionais da Fundação (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais).

Também foram computados 16.387 procedimentos a pacientes atendidos nos ambulatórios. Na área de Diagnóstico por Imagens e Endoscopia foram realizados 36.199 exames, entre os quais raio-X, tomografia, ultrassonografia, ecocardiograma, ressonância e endoscopia (com informações da Agência Pará).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM