MENU

BUSCA

Romaria da Acessibilidade acontecerá no sábado, 21 de outubro

A confirmação da data da nova procissão, que agora é a 14ª peregrinação que compõe a festividade, foi feita esta noite

Amanda Martins

A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) anunciou na noite desta quinta-feira (17) que a Romaria da Acessibilidade, a mais nova procissão do Círio em 2023, irá ocorrer no sábado, dia 21 de outubro, após a Romaria dos Corredores. Ela iniciará por volta das 8h e deve ter no máximo duas horas de percurso em um trajeto arborizado pelas ruas de Belém

VEJA MAIS

Em uma coletiva realizada à imprensa, a Diretoria da Festa detalhou o percurso da procissão. De acordo com o Diretor de Procissões do Círio 2023, Antônio Sousa, a romaria terá saída da Praça Santuário e seguirá pelos seguintes trechos: Passagem Dom Alberto, Av. Generalíssimo Deodoro, Av. Braz de Aguiar, Tv. Quintino Bocaiúva e volta para o bairro de Nazaré, seguindo até a Brasília de Nazaré. 

Defesa Civil Municipal abre inscrições para socorrista voluntário
O treinamento é direcionado a pessoas com idade igual ou superior a 18 anos que estejam aptas a essa função

Círio 2023: ingresso das arquibancadas já estão à venda; confira como comprar
Foram disponibilizados mais de 5 mil lugares para cada dia (Trasladação e grande procissão do domingo)

Círio 2023: terceira edição de 'Na Praça com Maria' retorna neste fim de semana
Nos dois dias do evento, o público contará com uma variada programação musical

“Foi um percurso que percebemos que tem pouca movimentação de trânsito, é arborizado e pequeno. Estamos pensando também em todos os cuidados e vamos atender as solicitações das entidades quanto a barulho, música e fogos, para que eles possam participar com tranquilidade”, declarou o diretor. 

Além da DFN, alguns órgãos também estiveram presentes, entre eles Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, Associação de Funcionários do BB e da Comunidade (APABB); representantes da Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia (Acessar);  Associação de Surdos de Ananindeua (Asan), entre outros. 

A proposta da romaria tem sido construída a várias mãos, mas Luiz Carlos Amaral, da APABB, é um dos grandes responsáveis pela sementinha florescer.  Ao perceber que faltavam mais oportunidades e visibilidades, ele decidiu dar protagonismo a quem precisava. 

“É um trabalho com as famílias e as pessoas com deficiência,  buscando levar fé e devoção, mas que seja um momento de respeito e reflexão porque as pessoas com deficiência são muito capazes”, acrescentou. O projeto começou a ser tocado no início deste ano. 

O Coordenador do Círio 2023, Antônio Salame, afirmou que a diretoria recebeu com muita alegria a “abertura” de mais uma romaria em devoção à Nossa Senhora. Ele reiterou que todas as procissões são inclusivas e abertas às pessoas, mas que entendeu a importância dar protagonismo e fé aos grupos. 

"O Governo do Estado fica muito feliz em apoiar e construir junto mais um projeto em prol da inclusão.  Essa Romaria não é apenas para pessoas com deficiência, são para pessoas com mobilidade reduzida, idosos, gestantes, a gente sabe que na principal fica mais difícil ter esse conforto, e eles têm o direito de expressar a sua  fé”, declarou Nayara Barbalho, coordenadora de Políticas Públicas para o Autismo (CEPA).

 

Belém