MENU

BUSCA

Círio 2023: terceira edição de 'Na Praça com Maria' retorna neste fim de semana

Nos dois dias do evento, o público contará com uma variada programação musical

Gabriel Pires

O projeto “Na Praça com Maria”, realizado pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), retorna dias 4 e 5 de agosto à Praça Santuário, em Belém. Em sua terceira edição, o evento compõe a programação oficial do Círio de Nazaré e leva ao público várias atrações musicais. Na sexta as apresentações começam a partir das 19h e no sábado iniciam às 17h.

VEJA MAIS

Círio 2023: percurso da grande romaria ganha placas de sinalização
Os 35 pontos sinalizados começam com saída da Catedral Metropolitana de Belém, no bairro da Cidade Velha, passando por pontos importantes da cidade, como a Estação das Docas, avenida Presidente Vargas, praça da República, avenida Nazaré até chegar o percurso na Basílica de Nazaré

Obras do Boulevard da Gastronomia avançam e previsão de entrega é para o Círio 2023
O Boulevard será um ponto da cidade que vai promover o turismo gastronômico amazônico e o microempreendedorismo em Belém

Círio 2023: Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visita Santarém neste fim de semana
Durante os dois dias, 21 locais serão visitados, entre os quais igrejas, hospitais e a penitenciária

Na sexta-feira (4), às 19h, haverá apresentação da banda dos Fuzileiros Navais, e às 20h30 se apresenta a cantora Dhiana Lima. No sábado (5), a programação começa mais cedo, às 17h, com show do grupo Trio Chamote. Já às 18h se apresenta o grupo Trio Luz de Tieta, e, às 19h, o cantor Joelson Pantoja.

A artista Dhiana Lima é formada em canto lírico, e já fez uma homenagem ao Círio com o samba “Mãezinha de Nazaré”. Utilizando uma inusitada estrutura instrumental com banjos (corda), flautas (sopros) e bateria (pau), o Trio Chamote agrega elementos tecnológicos em suas gravações como forma de experimentar novas timbragens, bem como a confecção de uma bateria e de um banjo específicos para alcançar novos timbres acústicos, propondo uma nova linguagem sonora para a música amazônica. É formado por Charles Matos (bateria), Luizinho Lins (banjo amazônico) e Sílvio Barbosa (flautas e sax).

Joelson Pantoja esbanja talento ao cantar o chamado brega saudade, também conhecidas como “pedradas” no linguajar do paraense. Ele tem 17 anos de carreira e já passou por várias bandas até chegar na carreira solo. Apaixonado por músicas dos anos 60, 70 e 80, recebeu o título de 'Príncipe da Saudade’, pela saudosa Cleide Moraes. O artista começou na música cantando em igrejas católicas, participou de programas de calouros, mas se tornou conhecido mesmo do grande público ao participar de grupos como a Banda 007, Banda Quero Mais e Sayonara.

Além da programação cultural, vendas de comidas e de artesanato, o evento também terá adoração ao Santíssimo, na Capela Mãe da Eucaristia, localizada no subsolo do Altar Central.

Serviço

Projeto Na Praça com Maria
Data: 4 e 5 de agosto
Hora: a partir das 19h, na sexta, e das 17h, no sábado
Local: Praça Santuário
Como participar: entrada gratuita

(*Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão de Lázaro Magalhães, coordenador do Núcleo de Atualidades)

Círio de Nazaré