MENU

BUSCA

Motociclistas fazem ato em frente à sede da Guarda Municipal de Belém

Trabalhadores de aplicativos, mototaxistas e outros cobram apuração de ação violenta no fim de semana

Victor Furtado

Cerca de 150 motocilistas de Belém e Ananindeua fazem ato na manhã desta terça (24) na frente da sede da Guarda Municipal de Belém, no Telégrafo. O ato é promovido por sindicatos e associações da Grande Belém e quer chama a atenção das autoridades após episódio ocorrido no final de semana, quando um vídeo circulou nas redes sociais denunciando uma abordagem de guardas municipais de Belém contra um motociclista, numa ação de fiscalização da Semob no corredor do BRT, em Belém. A abordagem foi considerada abusiva. Veja:


Categorias se juntaram em uma motopasseata que saiu às 10h da Cidade Nova 8, em Ananindeua, e seguiu até a sede da Guarda Municipal de Belém. As imagens que circularam mostraram agentes municipais dando um mata-leão e asfixiando o motociclista, para retirá-lo da moto.

Ernan Anunciação, 30, é entregador de restaurante e mototaxista. Ele é asmático. Por isso ficou muito mal durante a abordagem da Guarda Municipal. O motociclista acabou desacordado na abordagem e as cenas chocam pessoas que flagraram o incidente na Almirante Barroso. Por alguns momentos, após a ação dos agentes municipais, Ernan permaneceu abandonado na canaleta do BRT. O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho disse que mandou abrir apuração sobre o caso

Os motociclistas seguiram em buzinaço até a sede da Guarda Municipal de Belém, para protocolar uma queixa relacionada ao episódio na corregedoria da Guarda Municipal de Belém. A sede da GMB fica na avenida Pedro Álvares Cabral. Veja imagens do ato:


O comboio reúne mototaxistas de Belém, Ananindeua e Marituba e também entregadores de aplicativos. A PM também está acompanhando o ato, que seguiu pela Arterial 18 e avenida Independência. Eles chegaram à sede antiga da GMB às 10h40. 

Em um vídeo que circulou nas redes, representantes das várias categorias que participaram do ato e o próprio Ernan Anunciação explicaram os motivos da mobilização e comentaram o episódio, convocando motociclistas a participarem do ato desta terça. Veja: 


Na chegada do comboio esta manhã à sede da Guarda Municipal de Belém, um forte contingente cercava a sede da guarda. Homens preparados para ações de choque e viaturas foram mobilizados. O clima ficou tenso no encontro.

A assessoria da Guarda Municipal de Belém disse que os participantes do ato foram recebidos, mas o encontro não pode ser acompanhado pela imprensa. A GMB disse que vai soltaria uma nota apenas ao final da reunião. Na frente da sede da guarda, discursos inflamados foram mantidos pela manhã, mas os ânimos seguiram calmos, sem indicativos de atritos.

Guarda Municipal diz que dará 'transparência' aos fatos


​A Guarda Municipal de Belém e a Prefeitura de Belém se pronunciaram mais uma vez sobre o caso no início da tarde desta terça (24), mas ainda não deram detalhes sobre o resultado da apuração, prazos ou sobre as providências a serem tomadas após o episódio de domingo.  

Em nota, o comando da Guarda Municipal de Belém confirmou que recebeu a categoria nesta terça de manhã, e disse que "dialogou com os membros" do ato que foi levado até a sede da corporação. 

"Diante dos fatos relatados durante a conversa buscou-se o consenso e o entendimento. Ainda durante a reunião foi protocolado pelo comando da corporação, Guilherme Freitas, na corregedoria que também estava presente na reunião, um documento para a apuração dos fatos ocorridos. A GMB se comprometeu com a transparência dos fatos e ressalta que está aberta ao diálogo", disse a Guarda Municipal de Belém. 

Participaram da reunião o comando da GMB, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), o setor jurídico,  a Corregedoria da Guarda Municipal de Belém e membros das categorias que fizeram o ato esta terça.

Belém