MENU

BUSCA

Grande movimentação marca abertura de portões do Enem

Em Belém, escolas foram abertas pontualmente às 11h30. Alunos chegaram aos locais de prova até uma hora e meia antes e houve registro de aglomerações

Bruna LIma e Akira Onuma

Um movimento acentuado de estudantes, aglomerações e fiscalização tímida marcaram a abertura dos portões da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Belém, neste domingo (17). O exame ocorre na capital e outros municípios do Pará, com protocolos diferenciados, devido à realização da avaliação durante a pandemia. Veja a movimentação:


LEIA MAIS:
- Alunos chegaram cedo às escolas para abertura de portões pelo Enem
- Oferta de ônibus é ampliada em Belém para atender candidatos do Enem
- Primeira prova do Enem acontece neste domingo (17)

As provas do Enem estão dividas entre exames marcados para este domingo (1º dia da aplicação do Enem impresso) e no próximo, 24 de janeiro (2º dia da aplicação do Enem impresso). Dia 31 ocorre a aplicação do Enem Digital (1º dia) e, para o dia 7 de fevereiro 2021, está marcado o 2º dia da aplicação do Enem Digital. Nos dias 24 e 25 de fevereiro estão agendadas as aplicações do Enem PPL/Reaplicação (1º e 2º dias). 

Este domingo a organização do Enem fez a abertura dos portões às 11h30. A chegada ao local de provas foi adiantada por vários alunos, pois o fechamento dos portões ocorre pontualmente às 13h. Em Nazaré, aglomerações marcaram a espera de abertura de portões em várias escolas. Muitos alunos aguardavam, juntos, sentados nas calçadas. 

A organização do Enem diz que o gabarito das provas objetivas poderá ser divulgado em até três dias úteis, depois das últimas provas. A data para o candidato acessar sua prova de redação ainda não foi divulgada. A divulgação dos resultados do Enem está prevista para 29 de março.

Na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), na Almirante Barroso, muitos candidatos chegaram ainda às 10h para esperar a abertura dos portões. 

Na escola Paulino de Brito, também na Almirante Barroso, alunos chegaram às 10h. Lá, PMs faziam o policiamento à porta do local de provas. Na escola estadual Ulysses Guimarães, na avenida Josá Malcher, já havia grande movimento antes das 11h.

O início do exame está marcado para as 13h30 e a prova deve acontecer até 19h. No próximo domingo, os exames terminam, um pouco mais cedo, às 18h30. 

A redação integrada de O LIberal segue apurando a movimentação do Enem ao longo de todo o dia. Acompanhe.  

Belém