MENU

BUSCA

"Eu e minha mãe achamos que não íamos escapar", diz estudante paraense que estava em Brumadinho

Andressa passa férias em Minas Gerais e estava com a mãe no Parque de Inhotim, um dos maiores museus a céu aberto do mundo

Caio Oliveira/Redação integrada O Liberal

A estudante paraense Andressa Barros, de 25 anos, estava em Brumadinho no momento do rompimento da barragem da mineradora Vale, e relatou os momentos de terror que viveu com a mãe para sair do município. Ambas estão passando férias em Minas Gerais e decidiram visitar o Parque de Inhotim, um dos maiores museus a céu aberto do mundo, que fica em Brumadinho, no dia da tragédia.

LEIA MAIS:

"Por um momento, eu e minha mãe também achamos que não íamos escapar. Foi horrível e o sentimento aqui é de desolação", disse a jovem em entrevista. Na tarde desta sexta-feira (25), por volta de 13h, quando a barragem rompeu, Andressa e sua mãe estavam almoçando em um restaurante que fica nas instalações do parque. 

"Minha mãe sempre quis conhecer Inhotim, então nos programamos e fomos. Quando terminamos o passeio e estávamos almoçando, o gerente do restaurante veio de mesa em mesa, falando pros clientes que eles tinham que sair. Só quando eu estava no caixa que ele disse que não precisava pagar. Que tínhamos que sair dali imediatamente pois uma barragem havia estourado. Ele disse 'Saia daqui agora!' Ficamos aterrorizadas", contou a estudante de artes visuais.

Andressa disse que só conseguia lembrar da tragédia em Mariana, também em Minas Gerais. No momento, ela não tinha ideia da dimensão do desastre, e isso fez o medo aumentar. "Tinha mais de 200 turistas no lugar, uns desesperados, outros calmos. Todo mundo só queria sair dali. O nosso ônibus tentou vários caminhos diferentes, mas várias estradas estavam bloqueadas já. Foi só na quarta tentativa, quando o motorista acessou um ponto mais alto, que conseguimos sair e voltar para Belo Horizonte", relatou Andressa.

A assessoria de imprensa do Parque de Inhotim  afirmou que, por ora, a lama não atingiu o espaço. No entanto, por medida de segurança, os visitantes foram retirados da área. O Parque ainda disse que as obras estão em segurança e nenhum visitante ou trabalhador do local foi ferido. Por conta do acidente, o parque anunciou que permanecerá fechado neste fim de semana, e a data de reabertura não foi anunciada.

Belém