MENU

BUSCA

Em vídeo, usuário denuncia demora em atendimento na UPA da Cidade Nova

O rapaz aguardava atendimento para o filho dele por mais de quatro horas, junto a diversos outros pacientes

Victor Furtado, com informações do Twitter @Paranoticias1

Num vídeo que circula nas redes sociais digitais, um homem denuncia a demora excessiva no atendimento da UPA da Cidade Nova. O rapaz, ainda não identificado, reclama que o filho dele, com a perna quebrada, chorava de dor e não havia médico para atender. Não havia médico nenhum. Na gravação, mostra uma longa fila de pacientes na porta de um consultório vazio. Nenhuma explicação.

 

ATENÇÃO: o vídeo contém linguajar inapropriado, pois é o relato informal e espontâneo de uma pessoa furiosa.

 

 

Ainda na vídeo, o autor critica o fato de que o médico saiu, ao final do expediente, sem que ninguém o substituísse. O homem disse que, no trabalho dele, não pode sair sem que antes alguém o substitua. A gravação é interrompida quando um homem o chama para conversar. No entanto, já havia evidências suficientes para mostrar o descaso enfrentado por dezenas de pacientes na UPA da Cidade Nova. Sobretudo crianças.

Leia mais:

Acompanhante de paciente denuncia demora em atendimento na UPA de Icoaraci

A Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau) informou que "...está apurando a situação junto à terceirizada responsável pelos profissionais e o espaço. E está cobrando explicações sobre o porquê do médico sair da unidade sem que outro profissional o substituísse".

Ainda a nota, o órgão de saúde de Ananindeua garantiu que "...não compactua com está situação e já pediu explicação do ocorrido. A Sesau informa ainda que o filho do senhor foi atendido logo em seguida, assim como todos os outros pacientes".

"FATO ISOLADO"

O Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), organização social responsável pela gestão da UPA da Cidade Nova (Don Helder Câmara), vem esclarecer a público que havia o quadro completo de médicos na unidade, e que no momento em que a criança chegou foi atendida pela equipe de assistência, dentro do prazo preconizado pelo Ministério da Saúde conforme protocolo de Classificação de Risco adotado na unidade em comento.

Informamos ainda que temos trabalhado diuturnamente na unidade para melhoria da qualidade da assistência, intensificando o treinamento da equipe assistencial e realizando melhorias na infraestrutura da unidade, para a cada dia melhorar a qualidade do atendimento ofertado ao povo de Ananindeua.

A Direção da UPA da Cidade Nova ressalta que nos últimos 90 dias, após assumir a gestão desta unidade de saúde, melhorou muito aspectos com o atendimento, agilidade e qualidade médicas oferecidas aos pacientes e familiares, se configurando como uma referência neste tipo se atendimento de urgência e emergência.

O Instituto ISAC e a direção da UPA Cidade Nova agradece a compreensão e nos colocamos à disposição da sociedade e dos usuários nos canais de ouvidoria no e-mail sau@upacidadenova.med.br ou ouvidoria@isac.org.br para denúncias e esclarecimentos,  assim como também, por nós ajudar a fazer o melhor pelo povo de Ananindeua.

Belém