Em Outeiro, prefeitura disponibilizou 120 testes rápidos para covid-19 por dia

Os testes, a partir de pré-cadastramento de voluntários, fazem parte da terceira etapa da pesquisa epidemiológica de monitoramento da covid-19 na capital. Veja como participar

João Thiago Dias / Com informações da Agência Belém

No distrito de Outeiro, em Belém, a prefeitura municipal disponibilizou 120 testes rápidos de covid-19 por dia, de 13 a 26 de julho, com subdivisão de 60 vagas a manhã, das 8h às 11h, e mais 60 para a tarde, das 14h às 17h. Os testes, a partir de pré-cadastramento de voluntários, fazem parte da terceira etapa da pesquisa epidemiológica de monitoramento da covid-19 na capital, numa parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) com o Centro Universitário do Pará (Cesupa).

Nos curta no Facebook para acessar as principais notícias do dia, lives e promoções. Clique aqui.

Na segunda-feira (13), no primeiro dia desta fase da pesquisa, o movimento para testagem foi considerado tranquilo em Outeiro. Ao todo, 55 pessoas pessoas compareceram à Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental “Escola Bosque” Professor Eidorfe Moreira, onde foi montada a estrutura para receber os voluntários do distrito.

Dona Zenilda Alves, de 76 anos, apresentou teste negativo para covid-19 (Fernando Vidal / Ascom Arout)

Foi exigido o distanciamento e o uso de máscara durante a espera para o teste. Zenilda Alves, de 76 anos, esperou apenas 20 minutos para receber o resultado, que apresentou "teste negativo" para covid-19. “Eu achei ótimo, pois foi tudo muito rápido. Viemos em dez pessoas da mesma família”, contou a idosa.

Resultados

Os valores de referência do teste são Positivo IgM, Positivo IgM/IgG, Positivo IgG ou Negativo. O voluntário pode ter o diagnóstico de que teve a doença e está, no momento, com possível infecção ativa (IgM); se está imune, há pelo menos sete dias (IgM/IgG); se teve a doença e não está mais contaminado (IgG); ou resultado negativo, que indica que não está infectado ou não desenvolveu os anticorpos. Em casos positivos, o voluntário é direcionado para o aconselhamento para receber as orientações necessárias.

Como participar

Após realizar testes rápidos no centro comercial e no Ver-O-Peso, a Sesma disponibilizou 30 mil testes nesta terceira etapa do estudo, de 13 a 26, em todos os bairros da capital, além das ilhas. Nesta terça-feira (14), a prefeitura informou que ainda é possível realizar o pré-cadastramento para participar porque ainda há vagas.

Os interessados devem acessar o endereço eletrônico testecovid19.belem.pa.gov.br/#/home, preencher os dados solicitados tendo em mãos documento de identificação (RG ou CPF e comprovante de residência) e selecionar o agendamento para uma Unidade Básica de Saúde. É necessário ter idade igual ou superior a 15 anos e ser residente em Belém.

O objetivo da pesquisa, que conta, ao todo, com 40 mil testes rápidos, é identificar quem já teve ou não a doença e ajudar a gestão municipal a adotar novas estratégias no enfrentamento da covid-19.

A primeira e a segunda etapa da pesquisa foram realizadas como um piloto, com ambulantes do comércio e feirantes do Ver-o-Peso, e encerraram no dia 3 de julho, com 1.647 testes aplicados.

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM BELÉM