MENU

BUSCA

Eletronorte: vistorias da Defesa Civil indicam, até agora, 188 imóveis atingidos pela explosão

Trabalho prosseguirá na segunda-feira. Empresa reforça que dará ressarcimento dos danos

Eduardo Rocha

Em três dias de vistoria na área perto da subestação da Eletronorte, onde ocorreu uma explosão na terça-feira (15), a Comissão de Defesa Civil Municipal de Belém conferiu, até agora, 188 imóveis atingidos. Ainda nesta sexta-feira (18), os técnicos estiveram em edificações na avenida Perimetral, na rua do Fio e também em empresas residentes no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT Guamá). A Defesa Civil informa que ainda não é possível estimar o número total de edificações atingidas e que na próxima segunda-feira (21) o corpo de engenharia civil da Defesa Civil de Belém voltará à área para dar continuidade ao serviço.

VEJA MAIS

A Eletronorte instalou canais de atendimento à comunidade: presencial, na recepção da Subestação Guamá (avenida Perimetral, 2081); por telefone ou whatsapp, no número (91) 991812147; ou pelo e-mail comunidadeguama@eletronorte.gov.br.

Quatro empregados da Eletronorte ficaram feridos durante explosão, confirma empresa
Em nota, a Eletronorte disse que os quatro colaboradores tiveram ferimentos com baixa gravidade. A empresa afirmou que iniciou o processo investigativo sobre o caso

Prédios da Fundação Guamá, na UFPA, foram atingidos por explosão; uma pessoa ficou ferida
Impacto foi sentido nos prédios Espaço Inovação e Empreendedor

Acidente

No dia do acidente, a Eletronorte informou que na terça-feira (15), por volta das 15h, "aconteceu uma explosão na fábrica de hidrogênio na Subestação do Guamá, em Belém, no Pará". A empresa informou que o incêndio foi controlado pelo Corpo de Bombeiros, e não houve interrupção na transmissão de energia. Dois empregados do quadro e dois terceirizados ficaram feridos com baixa gravidade e foram encaminhados para atendimento hospitalar. Na ocasião, a área foi isolada, e os empregados orientados a trabalhar de maneira remota. "Após avaliações técnicas preliminares, não há risco de novas explosões ou exposição a gases para as comunidades locais", divulgou a empresa no dia 15. 

 A Eletronorte não divulgou nota nesta sexta-feira (18) sobre o assunto, mas  em seu comunicado no dia 17 reafirmou que tem adotado todas as providências necessárias para atender e recuperar os danos causados à comunidade local. Tão logo os laudos estejam prontos, começará a etapa de definição dos ressarcimentos às famílias,como repassou a empresa.

Cerca de 20 casas foram comprometidas com explosão na Terra Firme
De acordo com o Corpo de Bombeiros, ao menos seis pessoas tiveram ferimentos leves

Explosão em subestação da Eletronorte atinge casas e moradores da Terra Firme; veja
Cerca de 10 pessoas ficaram feridas. Quatro empregados da empresa foram encaminhados ao hospital

Belém