Cemitérios municipais de Belém são preparados para o Dia de Finados
A Operação Finados intensificou os trabalhos para receber os visitantes, que tradicionalmente vão prestar homenagens e orações aos familiares falecidos

Os cemitérios municipais de Belém já estão sendo preparados pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), para o Dia de Finados, que será na próxima quarta-feira (02/11). Os serviços de limpeza, roçagem e retirada de entulhos foram intensificados há mais de 30 dias para receber os visitantes durante o feriado religioso.
Nos dois cemitérios que são administrados pela Seurb, o São Jorge, localizado no bairro da Marambaia, e o Santa Izabel, no bairro do Guamá, a Operação Finados intensificou os trabalhos para receber os visitantes, que tradicionalmente vão prestar homenagens e orações aos familiares falecidos.
Mutirão
De acordo com a Seurb, os serviços são feitos por mutirões de trabalhadores dedicados, que intensificam a limpeza dos cemitérios municipais para as datas comemorativas, que é quando a quantidade de visitas aumenta, como explica o diretor Departamento de Necrópoles da Seurb, Lucas Farias.
"O objetivo de todo o trabalho realizado é oferecer mais conforto aos visitantes que vão aos cemitérios no Dia de Finados homenagear a memória de seus familiares e amigos falecidos. Esse ano, a expectativa é receber aproximadamente 10 mil pessoas no Cemitério São Jorge e 20 mil pessoas no Santa Izabel’’, informa o diretor.
Cemitério São Jorge
Além dos serviços de limpeza para o feriado, a Prefeitura também informou que acelera os trabalhos da obra de recuperação da calçada, que fica em frente ao Cemitério São Jorge. O muro do local que foi derrubado com a queda de árvores, também será recomposto e pintado. A expectativa é que até o Dia de Finados tudo esteja finalizado para receber os visitantes.
Operação Conjunta
Além das ações de limpeza antecipadas, uma operação conjunta será realizada no Dia de Finados com a Organização Pública da Seurb, Guarda Municipal de Belém, Corpo de Bombeiros Militar, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Polícia Militar e Secretaria Municipal de Economia, para intensificar o ordenamento do trânsito, organização dos ambulantes e a segurança dentro e fora dos cemitérios.
Confira os horários de funcionamento dos cemitérios municipais no Dia de Finados:
• Cemitério São Jorge: rua da Mata, no bairro Marambaia: Terça-feira (01/11): 07h às 16h // Quarta-feira (02/11): 07h às 16h.
• Cemitério Santa Izabel: avenida José Bonifácio, bairro Guamá: Terça-feira (01/11): 07h às 16h // Quarta-feira (02/11): 07h às 16h.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA