CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Belém recebe a primeira unidade da Usina da Paz na Cabanagem

UsiPaz será um dos presentes do Governo do Estado para a população de Belém no aniversário da cidade

O Liberal
fonte

O Governo do Estado irá entregar no próximo dia 12 de janeiro, no dia do aniversário de Belém, a segunda unidade do complexo comunitário chamado Usina da Paz, agora na Cabanagem. O projeto é integrado ao programa Territórios Pela Paz (TerPaz) e já está em funcionamento no Icuí-Guajará, em Ananindeua, desde o mês de outubro do ano passado, ofertando diversas atividades, cursos e possibilidades para o público em geral. O complexo irá funcionar no dia seguinte a inauguração de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 22h, aos sábados e domingos, das 8h às 18h.

Moradora da Cabanagem há 40 anos, a pedagoga Mauricélia Barros aguarda ansiosa o funcionamento deste equipamento público. “Isso é um sonho que virou realidade, vai ter cursos, atendimento médico... é inacreditável, estamos sem palavras. São serviços que a gente pensava em ter e agora vamos poder ter acesso nesse espaço lindo, nossas crianças vão poder ocupar a mente, estou emocionada com tudo isso”, disse.

A chegada da Usina da Paz na Cabanagem se deu após a entrada do TerPaz em 2019 quando houve uma escolha dos territórios, classificados pelos órgãos de segurança, com maior incidência de criminalidade na Região Metropolitana de Belém, e que, desde então, foram realizados diversos serviços, com ações integradas, tendo o objetivo de reduzir a vulnerabilidade social e a violência nesses bairros.

“Nós conceituamos que sem a polícia nós não iríamos reduzir a criminalidade, mas só com polícia também não. Por isso, a importância da presença de Estado com saúde, com educação, com infraestrutura, lazer e emprego e renda. Isso tudo faz com que efetivamente a população sofra as transformações positivas. Eu não conheço que haja um equipamento público tão extraordinário e com tanto toque de transformação na vida das pessoas, com centenas de milhares de atendimentos já realizados. E que farão destas comunidades um novo ambiente e é claro, o esporte, cultura e lazer são fundamentais para que nós possamos principalmente ter um olhar para a nossa infância e para nossa juventude”, explicou o governador do Estado, Helder Barbalho.

A primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, acompanhou de perto as ações do TerPaz e o avanço das obras das Usinas da Paz. “Estou muito feliz em poder participar da realização de mais este sonho e acompanhar a entrega, no dia do aniversário de Belém, de mais uma Usina da Paz, a primeira de um total de cinco que serão construídas na nossa capital. É um compromisso do Governador Helder garantir mais saúde, educação, cultura e lazer à nossa população e tudo isso será possível para esses moradores do bairro da Cabanagem, principalmente para nossas crianças e jovens”, disse a primeira-dama.

 

Segurança e modernidade 

Este programa estadual se destaca como um modelo de política pública articulado e inovador no Brasil, que busca a redução da violência por meio da transformação social, tendo como diferencial ações integradas de secretarias estaduais e órgãos parceiros. Na Cabanagem, a realidade mudou desde a implantação das políticas de segurança e cidadania. Segundos dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Pessoal (Segup), os casos de crimes violentos no bairro reduziram em 33%, durante esses dois anos de atuação do TerPaz.

“Antes da posse do governador tivemos um episódio que marcou aquela comunidade, cinco homicídios na manhã do dia primeiro de janeiro de 2019, quando ainda iriamos assumir as operações, aquilo foi um marco, mas que, a partir de então, o bairro tomou um novo rumo. Conseguimos trabalhar com a comunidade, reduzir os números e agora com a entrega dessa Usina da Paz, um equipamento moderno, vai melhorar ainda mais a interação com a comunidade. Vai transformar cada vez mais o bairro da Cabanagem”, contou o secretário de segurança pública e defesa social, Ualame Machado.

O projeto foi desenvolvido pela arquiteta Bel Lobo e se adapta às características climáticas da região amazônica, como chuvas durante todo o ano e altas temperaturas. Neste sentido, as áreas de circulação dentro dos prédios contam com iluminação e ventilação natural.

A meta do Estado é a construção de 10 Usinas da Paz entre a Região Metropolitana de Belém. “A Usina da Paz Icuí-Guajará, em Ananindeua, já está colhendo bons frutos desde o ano passado, onde já foram realizados mais de 20 mil atendimentos, das mais diversas áreas, seja na saúde, esporte, lazer, cursos de capacitação. Isso são vidas transformadas, pessoas que antes não tinham oportunidades e hoje estão buscando contar uma nova história das suas vidas. Ainda vamos entregar também as unidades da Usina da Paz no Benguí, Guamá, Jurunas, Terra Firme, em Belém, no bairro de Nova União, em Marituba; e nas cidades do sudeste do Estado Parauapebas, Canaã dos Carajás e, em breve, Marabá”, informou o secretário de cidadania do Estado, Ricardo Balestreri.

As obras foram executadas em um terreno de 10mil m2, localizado na Avenida Damasco, nº 37, próximo à Estrada do Benjamin, em parceria com a mineradora Vale, por meio de um termo de cooperação. Os moradores vão poder usufruir das instalações de dois prédios principais que irão ofertar diversos cursos, oficinas e atendimento público, teatro, complexo poliesportivo, quadra de areia, piscina semiolímpica, playground, área de viveiro, compostagem e horta, academia ao ar livre e estacionamento.

Serão ofertados mais de 80 serviços gratuitos, disponibilizados pelos órgãos e entidades parceiras do Estado, como espaços para atividades esportivas; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade.

Também há espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca. Além disso, será disponibilizado pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) sinal de wi-fi gratuito para os usuários da Usina da Paz.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM