Bacia do Una: Bairros têm 25 pontos de alagamento quando chove forte

E moradores da Pedreira, Sacramenta, Barreiro, Telégrafo e Cabanagem sofrem com esses alagamentos

Dilson Pimentel / O Liberal
fonte

O Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) e a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) identificaram as áreas mais críticas dos canais da bacia do Una, que é a maior bacia hidrográfica de Belém, composta por 20 bairros. E esses pontos críticos estão relacionados às áreas com maior adensamento populacional. São locais onde a microdrenagem está danificada, onde existe acúmulo de lixo, com ocupações irregulares, a predominância de solos impermeabilizados e com canais necessitando de reestruturação.

Pedreira, Sacramenta, Barreiro, Telégrafo e Cabanagem são bairros com grande adensamento populacional e que sofrem alagamentos. As informações foram dadas pelo coordenador geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues. Ele explicou que o Promabem objetiva recuperar canais da bacia do Una por meio de obras de revitalização.

Ainda segundo ele, esses recursos estão contingenciados desde a gestão municipal passada, onde o BID (principal financiador do Programa) entendeu que, em três anos de programa, não houve avanço nas obras da Estrada Nova, inviabilizando as ações no Una. E, diante da possibilidade de acesso a esses recursos financeiros, é que o Promaben iniciou, em parceria com a Sesan, uma programação de vistorias de campo, visando identificar as áreas mais críticas dos canais da bacia do Una para melhor direcionar os projetos e recursos. As vistorias ocorreram no mês de julho de 2021. “No momento, em virtude do contingenciamento de recursos, não há uma previsão para execução de obras para a revitalização dos canais da bacia do Uma”, disse. “Detectamos demandas para serem resolvidos nos projetos para a área. Estamos viabilizando os projetos e ações com a Sesan, para termos acesso aos recursos do BID para a área”, afirmou Rodrigo Rodrigues.

Os principais canais da bacia do Una são os seguintes: canais do Una, São Joaquim, Galo, Pirajá, Água Cristal, Antônio Baena, Visconde de Inhaúma, Jacaré. A Sesan é a responsável pela manutenção e limpeza dos sistemas de drenagem da nossa cidade. No Programa Belém Bem Cuidada, coordenado pela Sesan, existem ações frequentes de limpeza, desobstrução e manutenção de micro e macrodrenagem nas áreas da bacia do Una.

Limpeza e manutenção dos canais que formam a Bacia do Una

A Sesan informou que fazem parte da Bacia do Una os seguintes bairros: Nazaré, Umarizal, Fátima, São Brás, Marco, Pedreira, Sacramenta, Barreiro, Souza, Marambaia, Castanheira, Mangueirão, Una, Cabanagem, Parque Verde, Bengui, Val-de-Cans, Maracangalha, Miramar, Telégrafo. Nesses, a Sesan identificou cerca de 25 pontos de concentração de água, quando da ocorrência de chuvas fortes na cidade ou com a coincidência de maré alta.

A Secretaria acrescentou que tem trabalhado de forma incisiva na limpeza e manutenção dos canais que formam a Bacia do Una para evitar o problema das grandes concentrações de água quando das chuvas fortes, mas entende que há necessidade de obras estruturantes de saneamento, para as quais a Secretaria vem buscando recursos para a realização dessas obras. A Sesan reforçou que, dentro das ações efetivas de combate aos alagamentos, iniciou, nesta quinta-feira (11), a Operação Inverno, que vai dragar mecanicamente 34 canais de Belém, sendo que os outros 31 serão limpos também manualmente. A Operação Inverno está prevista para durar até fevereiro, período conhecido como o 'inverno amazônico'.

A operação começou pelo canal da travessa Antônio Baena com a avenida Pedro Miranda, um dos pontos críticos de concentração de água quando da ocorrência de chuvas fortes, assim como outros pontos localizados no bairro da Pedreira: avenida Pedro Miranda com travessa Estrela; Pedro Miranda com Mauriti; marginal do canal do Galo, entre Pedro Miranda e avenida Marquês de Herval. Pontos que frequentemente passam por manutenção dos sistemas de macro e microdrenagem para mitigar o problema das concentrações de água quando das chuvas fortes, afirmou ainda a Sesan.

Conheça as divisões da Bacia do Una, composta por 20 bairros

- 7 sub bacias

- Principais canais:

*Sub bacia 1: Antônia Nunes, Honorato Filgueiras e 3 de Maio.

*Sub bacia 2: Visconde de Inhaúma

*Sub bacia 3: Pirajá

*Sub bacia 4: Galo e Una

*Sub bacia 5: São Joaquim

*Sub bacia 6: Água Cristal

*Sub bacia 7: Bengui, Nova Marambaia e São Joaquim 2

Fonte: Promaben

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM