MENU

BUSCA

Ananindeua também suspende aulas da rede municipal

Decisão foi divulgada na noite desta terça-feira (17). Marituba só deve confirmar nesta quarta-feira (18).

Victor Furtado

As aulas da rede municipal de Ananindeua estão suspensas. A decisão foi informada, pela Assessoria de Imprensa da prefeitura. A medida começa a valer nesta quarta-feira (18) e segue até o dia 31 deste mês. O município tem 83 unidades educacionais e cerca de 40 mil alunos. Essa decisão segue as diretrizes do Governo do Estado, que paralisou as aulas na rede estadual de educação. Tudo como forma de prevenção à cirrculação do novo coronavírus.

LEIA MAIS:
Rede estadual de educação paralisa atividades, incluindo UEPA
Prefeitura de Belém anuncia suspensão das aulas na rede municipal
UFPA, UFRA, Unifesspa e IFPA suspendem aulas
Instituições particulares do Pará suspendem aulas contra a epidemia do coronavírus

As famílias que ainda não souberem da mudança serão orientadas, nesta quarta, nas unidades. A Prefeitura de Ananindeua também pede, no comunicado da Assessoria de Imprensa, que "...a comunidade escolar se recolha nas suas residências, evitando lugares públicos". A Prefeitura de Marituba ainda não anunciou suspensão de atividades escolares. Um novo posicionamento deve ser tomado nesta quarta-feira (18).

BAIXE AQUI o guia de informações essenciais sobre o Coronavírus.

Em caso de sintomas muito fortes de viroses respiratórias — tosse forte, falta de ar, febre acima de 37,5 °C —, o recomendável é contatar a Vigilância Epidemiológica do município de Belém, por meio do telefone (91) 98417-3985, ou órgãos de saúde dos demais municípios. Há também o telefone 136, do Ministério da Saúde. Nas lojas de aplicativos para Android e iOS, há um app oficial sobre o novo coronavírus, feito pelo SUS. Ainda há algumas instabilidades, mas é funcional.

As recomendações para todas as escolas são as mesmas do Ministério da Saúde: lavar bem as mãos e pulsos ou usar álcool gel para higienização; evitar contatos físicos desnecessários, cobrir boca e/ou nariz ao tossir e/ou espirrar; não compartilhar alimentos e/ou talheres; higienizar estações de estudo ou trabalho; ao retornar de viagens onde há casos confirmados, com ou sem contato com casos suspeitos, é importante acionar os órgãos municipais de saúde e se afastar de atividades de estudo ou trabalho por, pelo menos, 14 dias.

Para manter a população informada a respeito do novo coronavírus, o Ministério da Saúde atualiza, diariamente, os dados na Plataforma IVIS, com números de casos descartados e suspeitos, além das definições desses casos e eventuais mudanças que ocorrerem em relação a situação epidemiológica. Os dados locais do Pará só costumam ser atualizados, pela Sespa, à noite.

Belém