VÍDEO: Influenciadora paraense diz que Curupira 'se irritou' e causou incêndio na COP 30
Inaê Pará'yvoty publicou vídeo em que critica o uso do Curupira como mascote da conferência e aponta a entidade como 'recado' após incêndio que atingiu a Blue Zone
A influenciadora paraense Inaê Pará'yvoty repercutiu nas redes sociais após afirmar, em tom de ironia, que o Curupira “se irritou” por ter sido usado como mascote da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) e teria “dado o seu recado” no incêndio que atingiu a Blue Zone, em Belém, na tarde da última quinta-feira (20).
O fogo começou por volta das 14h e provocou correria e evacuação imediata do espaço. Segundo boletim divulgado até a manhã desta sexta-feira (21), 27 pessoas receberam atendimento médico.
VEJA MAIS
No vídeo, gravado pouco depois do incêndio, Inaê aparece do lado de fora do Hangar e diz que o Curupira “não gostaria” de ver sua imagem usada como marketing. “Bem que eu disse para vocês que o Curupira não iria gostar nada que usassem ele como mascote nessa COP 30 e o resultado disso foi ele ter se irritado na Blue Zone.”
A criadora de conteúdo também declarou que a entidade “não é e nunca foi mascote” e criticou o uso da figura folclórica: “Ele jamais vai querer ficar tirando foto e fazendo vídeo com pessoas que estão acabando com a Amazônia e que não respeitam os povos indígenas.”
“Se tivessem mais respeito com essa entidade e não usassem ela como fantoche, talvez isso não tivesse acontecido hoje”, completou. O Curupira foi escolhido como mascote da conferência por representar a proteção das florestas, tema central da COP.
Palavras-chave