MENU

BUSCA

Semana da Sipat garante imunização para os colaboradores do Grupo Liberal

Iniciadas nesta segunda-feira, as ações são voltadas para saúde, qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores da empresa

Dilson Pimentel

A 33ª edição da Semana Interna de Prevenção a Acidentes (Sipat) do Grupo Liberal começou, na manhã desta segunda-feira (11), com um diferencial: pela primeira vez, as atividades serão realizadas simultaneamente na sede do jornal e na TV Liberal. Segundo a gerente de Recursos Humanos do Grupo Liberal, Renata Souza, a programação foi planejada para contemplar todos os colaboradores, com ações voltadas para saúde, qualidade de vida e bem-estar.

"Montamos um planejamento da semana com várias ações que valorizam a saúde física e emocional, incentivando o colaborador a buscar sempre o que é melhor para se sentir bem, confortável e saudável na empresa”, afirmou. A iniciativa inclui ações de motivação e valorização.

Nesta segunda-feira, na sede do jornal O Liberal, no bairro do Marco, houve, vacinação, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). As vacinas aplicadas foram hepatite B, tríplice viral, antitetânica e febre amarela. Pela manhã, de 9 às 12 horas. E, à tarde, de 14 às16 horas.

VEJA MAIS:

Ginástica laboral e dança de salão são os destaques no encerramento do Sipat, no Grupo Liberal
De 26 a 29 de novembro, a 32ª Semana Interna de Prevenção a Acidentes (Sipat) realizou uma série de atividades e palestras com os profissionais do Grupo Liberal

Profissionais do Grupo Liberal iniciam atividades da Sipat
Até a próxima sexta-feira (29), os profissionais vão poder participar de várias programações

Importância da vacinação no ambiente de trabalho

Ana Laura Figueiró, 33 anos, que trabalha na Galeria de Arte Rosa Maiorana, destacou que a imunização dentro da empresa é fundamental. “A gente passa mais tempo no trabalho do que em casa. Mantendo as vacinas em dia, cuidamos não só da nossa saúde, mas também do ambiente”, afirmou. Ela recebeu apenas a dose de hepatite, já que as demais estavam em dia. “Faltava só essa para reforçar. A moça até disse que eu já estava descoberta, mas agora está tudo certo. Eu sempre ando com a carteira de vacinação para manter tudo atualizado”, contou.

Para Mário Calandrini, 25 anos, assistente de diretoria na vice-presidência do Grupo Liberal, a campanha é importante pela praticidade. "É um acesso fácil, durante o horário de trabalho, e ajuda nos prevenir de doenças, mas também a proteger os outros”, disse. Ele recebeu duas vacinas que estavam atrasadas: tríplice viral e hepatite. Outras duas serão aplicadas no próximo mês.

O técnico em segurança do trabalho do Grupo Liberal, Gabriel Rocha, lembrou que a vacinação integra a abertura da Semana da Sipat. “O objetivo é conscientizar todos os trabalhadores sobre a prevenção de acidentes. Começamos com a vacinação para imunizar os trabalhadores, especialmente contra a gripe, que é muito comum, e outras doenças”, disse ele, que faz parte da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio).

Ação preventiva

A técnica de enfermagem Ana Patrícia Pires, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), ressaltou que o objetivo principal é a prevenção. A vacina evita que a pessoa contraia doenças. Toda a população deveria procurar um posto de saúde para tomar a vacina. Muitas vezes, as pessoas têm mais medo da agulha do que da vacina, mas nosso trabalho é incentivar a imunização”, explicou.

Segundo ela, equipes da Sesma atendem em empresas, escolas, asilos e hospitais. Em caso de efeitos colaterais, afirmou Ana Patrícia, a orientação é aplicar compressa de água gelada e utilizar medicamentos habituais indicados pelo médico.

Programação no jornal O Liberal

Segunda-feira, dia 11:

Vacinação – Sesma

Hepatite B, tríplice viral, antitetânica e febre amarela Terça-feira, dia 12:

Palestra sobre saúde mental, com Psicóloga Izandra Cardoso, às 10 horas.

Quarta-feira, dia 13: Ginástica laboral, com professor Antônio Júnior, às 10 horas, e bioimpedância e aferição de pressão, das 14 às 16h

Quinta-feira, dia 14: Massoterapia, de 14 às 17 horas, com a professora Rita Souza