Restauro da fachada da Catedral Metropolitana de Belém será entregue no dia 24 de setembro
Missa com arcebispo Dom Júlio Endi Akamine ocorrerá antes do ato inaugural, marcado para às 19h.
A fachada da Catedral Metropolitana de Belém (Igreja da Sé) será entregue restaurada no próximo dia 24 de setembro. A solenidade de inauguração contará com missa celebrada pelo arcebispo de Belém, Dom Júlio Endi Akamine, às 19h. O ato inaugural ocorrerá logo após, em frente ao templo.
As obras serão concluídas antes do prazo inicialmente previsto, que era 30 de setembro. A restauração começou em julho deste ano e foi idealizada e coordenada pelo engenheiro civil André Martha Tavares, proprietário da TEN Tavares Engenharia. Com mais de 30 anos de experiência na engenharia e duas décadas dedicadas a obras de restauro, Tavares lidera o projeto, que foi realizado exclusivamente com recursos da iniciativa privada.
Leia mais:
A execução contou com o apoio de cerca de dez empresas parceiras. Um dos pontos de destaque é que não houve utilização de verbas públicas. A restauração foi feita com técnicas minuciosas e materiais específicos. Entre os parceiros do projeto estão Cláudio Lobo, responsável pela estrutura de andaimes, e a arquiteta Thayná Arruda, autora do projeto arquitetônico.
Durante o processo, toda a tinta antiga foi removida por raspagem. Em áreas onde o reboco estava oco, foi substituído e recebeu aplicação de uma "argamassa histórica", trazida de fora do Estado. Na etapa final, a fachada foi pintada com tinta mineral especial.
Outro cuidado especial foi dedicado à base da igreja, que teve um restaurador exclusivo para tratar as pedras do rodapé. A entrada central também foi recuperada com técnicas detalhadas, incluindo o uso de pincel.
Segundo a Arquidiocese de Belém, a Igreja da Sé, com mais de dois séculos de história, permanece como um dos marcos da fé católica e um símbolo da cidade, às margens da Baía do Guajará.
Palavras-chave