MENU

BUSCA

Primeiro dia de 2026 registra grande movimentação na Praia Grande, em Outeiro

Destino foi escolhido por moradores da capital e turistas que optaram por lazer e descanso após a virada do ano

Eva Pires | Especial O Liberal e Amanda Martins

Na manhã e no início da tarde desta quinta-feira (1º), primeiro dia de 2026, famílias, grupos de amigos e turistas aproveitaram o feriado de Ano Novo para ocupar a Praia Grande, no distrito de Outeiro, em Belém. O destino foi escolhido por moradores da capital e visitantes que optaram pelo lazer e pelo descanso para dar continuidade às celebrações da virada do ano. 

VEJA MAIS

[[(standard.Article) Fé, gratidão e recomeço: capelas e igrejas acolhem histórias de saúde renovada em Belém]]

Levy é o primeiro bebê de 2026 na Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém
Pela manhã, o recém-nascido recebeu as vacinas BCG e hepatite B, conforme o protocolo do Programa Nacional de Imunizações

Caribeña encerra 2025 com balanço positivo em ações sociais para abrigos de animais
As próximas ações já começam a ser desenhadas e devem ganhar forma ainda no início de 2026

Desde as primeiras horas do dia, a faixa de areia concentrou mesas, cadeiras e guarda-sóis instalados por frequentadores.  Além dos banhistas, também houve registro de pessoas que levaram animais de estimação para passear, aproveitando o período de folga e o clima ensolarado.

Segundo o tenente Richard, bombeiro militar que estava de plantão, a corporação montou uma operação especial para garantir a segurança dos frequentadores. “Hoje nós esperamos um público de até 45 mil pessoas na Praia Grande. O movimento está muito intenso, mas as nossas equipes estão atuando principalmente na prevenção. Até o momento, não tivemos ocorrências de afogamento, apenas registros com animais marinhos e acidentes na areia, como cortes causados por vidro”, informou.

Entre os visitantes estava o publicitário Luan Clenio, de 29 anos, que veio do Maranhão para passar o fim de ano na capital paraense. “Nós resolvemos passar o final do ano em Belém para conhecer os costumes e a tradição do Pará. É a primeira vez que viemos a Outeiro e escolhemos a praia para aproveitar esse início de ano. A experiência está sendo tranquila, a praia de água doce é bem agradável”, relatou.

O soldador naval Elias Souza, 40 anos, de Belém, esteve na praia com a família e o cachorro Scot. Segundo ele, a proximidade foi um dos fatores para a escolha do local. “É perto de casa, não é cansativo. Dá para vir, brincar, se divertir e, no fim da tarde, voltar para casa e descansar. Todo dia primeiro de janeiro a gente está aqui. É uma tradição”, afirmou.

Entre as famílias que aproveitaram o sol, a maré e o clima de confraternização típico do início do ano estavam os irmãos Erick Diego, de 16 anos, e Riana Luisa, de 9, que vieram de Quatipuru, no nordeste paraense, para curtir a praia. Para Erick, a experiência foi marcante: “Primeira vez que eu venho aqui. O movimento está legal, bastante gente. Final de ano é isso, todo mundo vem para a praia curar as energias”. Já Riana se encantou com a água e o clima: “Está muito bom, bem animado. A água é geladinha, aí é bom de tomar banho”, disse, ao comentar que a expectativa para 2026 é de “muita saúde e ficar animada”.

De Belém, o operador de supermercado Antônio Carlos, de 46 anos, aproveitou o feriado para levar os quatro filhos à Praia Grande, em Outeiro, pela primeira vez. Atento às crianças que brincavam no mar, ele destacou o simbolismo do momento: “Hoje é o primeiro dia do ano e é importante começar de bem, com a família reunida, tomando banho nessa água maravilhosa”. Após passar a virada na igreja, Antônio decidiu estender a celebração com um passeio simples, mas especial: “Gostei daqui, o movimento está bem legal”, resumiu.

Comércio acompanha movimento intenso

A grande circulação de pessoas refletiu diretamente no comércio local. Barracas de bebidas e alimentos registraram aumento no fluxo de clientes ao longo da manhã. Victor Magalhães, trabalhador em uma barraca de bebidas, destacou o início positivo do ano. “As vendas estão muito boas. A gente começou o ano com o pé direito. O movimento está aumentando aos poucos, principalmente nesse horário, quando o pessoal chega mais à praia”, contou.

Segundo ele, a expectativa é de crescimento nas vendas ao longo do dia. “O que mais sai é cerveja. A expectativa é alta, tanto para hoje quanto para amanhã. A gente está preparado para atender quem vier”, completou.

O movimento intenso também refletiu no trabalho de quem aproveita a data para garantir o sustento da família. Vendedor ambulante de sorvete há anos em Outeiro, Márcio José afirma que a virada do ano está entre os períodos mais importantes para as vendas. “O movimento está firme e forte, mais do que eu esperava, graças a Deus. Essas datas são muito significativas porque a gente consegue faturar um pouco mais”, contou. Segundo ele, o fluxo deste ano se iguala ao do réveillon passado e a expectativa segue positiva: “Amanhã, dia 2, muita gente vem tirar a ressaca e tomar banho. O movimento costuma ser bom”.