Prefeitura dará auxílio a famílias atingidas por incêndios desta segunda
Sete casas foram atingidas esta segunda-feira em duas ocorrências no Una e no Guamá
A Prefeitura de Belém anunciou que prestará auxílio às famílias de sete casas atingidas em dois incêndios em Belém. A confirmação foi feita por nota emitida na noite desta segunda-feira (24), mesmo dia em que dois incêndio aconteceram na capital nos bairros do Guamá e do Una. O auxílio às famílias está sendo feito pela Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e pela Defesa Civil Municipal.
O primeiro incêndio ocorreu na madrugada desta segunda, no bairro do Guamá, e atingiu cinco casas. Três tiveram perda total e duas foram atingidas de modo parcial. Outro incêndio também exigiu vistoria da Defesa Civil: o fogo se alastrou na rua 12 de Junho, no bairro do Una, atingindo duas casas. As residências foram totalmente destruídas. A Defesa Civil vai emitir os laudos técnicos dos danos. Veja o resultado das chamas que atingiram o bairro do Guamá:
No Guamá, o fogo atingiu residências que estavam localizadas na passagem Mário Adalberto. Dona de uma das casas atingidas, a doméstica Waldenira de Souza, de 53 anos, morava há 27 no local, com o esposo, irmão, filha e a neta. Ela perdeu todos os pertences. “Foi tudo muito rápido, só deu tempo de chamar meu marido e meu irmão. Agora, nós vamos lutar para recuperar o que perdemos. A Funpapa e a Defesa Civil já fizeram nosso cadastro e esperamos essa ajuda”.
“[No Guamá] identificamos três residências com perda total. Cerca de sete famílias foram atingidas, todas foram identificadas para produzirmos o laudo técnico, que garantem a elas recorrer aos auxílios”, detalhou Claudionor Correia, coordenador operacional da Defesa Civil Municipal.
Uma equipe do Serviço de Proteção de Calamidade Pública e Emergenciais (Sicape), setor da Funpapa que promove apoio e proteção à população de extrema vulnerabilidade atingida por situações de calamidade pública e emergencial, também esteve no local dos incêndios para orientar as famílias vitimadas pelos acidentes.
DOAÇÕES
O próximo passo será o atendimento individualizado de cada família, na sede da Funpapa, no bairro do Marco. Serão realizados os encaminhamentos necessários, como emissão de documentos e o cadastro nos programas sociais, por meio do Cadastro Único do Governo Federal.
Interessados em ajudar às famílias vítimas do incêndio no bairro do Guamá podem ir até a sede da Defesa Civil Municipal, na avenida Júlio Cesar, número 1026, no bairro de Val de Cans.
Outro ponto que está recebendo doações é a igreja Assembleia de Deus, na passagem Mario Adalberto, número 13, entre as passagens Jambu e Liberdade, bairro do Guamá (com informações da Agência Belém).
Palavras-chave