‘Mulheres Inspiradoras Hub COP30’ reúne em Belém empreendedoras de impacto na Amazônia
O evento teve início nesta segunda-feira (6) e busca impulsionar negócios femininos da Amazônia que promovam inovação, sustentabilidade e impacto social positivo
Para tratar sobre a participação feminina na agenda climática e de desenvolvimento sustentável, teve início nesta segunda-feira (6) a primeira etapa do ‘Mulheres Inspiradoras Hub COP30’. O programa de mentoria e crescimento profissional para empreendedoras de impacto da Amazônia tem em sua programação atividades imersivas de conhecimento e cultura no Estado, com visita à Ilha do Marajó e um encerramento com participação no Círio de Nazaré, no dia 12 de outubro.
VEJA MAIS
O evento é um ponto de encontro das Mulheres Inspiradoras, maior comunidade de lideranças femininas do Brasil. A iniciativa, idealizada pela paraense Geovana Quadros, reúne cerca de 70 mulheres no auditório da TV Liberal. O grupo é composto por empreendedoras amazônidas e grandes líderes nacionais, incluindo CEOs e gestoras de impacto que atuarão como mentoras.
Mentoria Estratégica
Durante a manhã, neste primeiro dia de evento, as participantes estiveram em uma mentoria ministrada pela vice-presidente do grupo Liberal, Rose Maiorana, que assumirá o título de presidente regional do grupo. O momento faz parte da imersão de conhecimento com foco no desenvolvimento estratégico de seus negócios. O objetivo principal é tratar sobre a importância de empreendimentos liderados por mulheres que promovam inovação, sustentabilidade e impacto social positivo na região.
Além disso, durante a tarde, ocorreram mais palestras com as líderes empreendedoras. Também foi realizado uma visita à sede do Jornal O Liberal, com um tour pela Redação Integrada e demais espaços onde ocorre a produção de conteúdo, além de uma visitação à Galeria de Arte Rose Maiorana.
No hall do jornal, o grupo participou ainda de uma roda de carimbó realizada pelo grupo parafolclórico Frutos do Pará, onde foram servidas tapioquinhas doces e salgadas.
Para Rose Maiorana, a participação na mentoria foi uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências entre mulheres de diferentes áreas de atuação. Ela destacou a importância de espaços que valorizem o protagonismo feminino e permitam que lideranças compartilhem vivências pessoais e profissionais. “Vou trabalhar bastante para cada vez mais ajudar a inspirar outras mulheres também”, disse a vice-presidente do Grupo Liberal.
Geovana Quadros celebrou o início da primeira edição do projeto em Belém e ressaltou a diversidade das participantes. “Desde o início da abertura na TV Liberal, as mentorias têm sido incríveis. São mulheres de várias partes do Brasil, de áreas diferentes, trocando experiências e fortalecendo seus negócios”, afirmou a presidente da iniciativa.
Ela destacou ainda que a iniciativa só foi possível graças à parceria com empresas e instituições, como o Grupo Liberal, e que a proposta é criar um hub permanente de conversas sobre gênero, sustentabilidade e economia na Amazônia. “A gente não pode falar de agenda climática e nova economia sem incluir as mulheres como ponto focal”, observou.
Para a cineasta paraense Joyce Cursino, participar da imersão foi uma experiência de fortalecimento coletivo e ancestral. Ela destacou a força do grupo formado por mulheres que se unem em torno do avanço feminino e da justiça climática. “Esse grupo tem uma força matriarcal. É um grupo enraizado nessa força feminina, e isso é muito ancestral”, observou.
Joyce apresentará o projeto audiovisual ‘Matriarcas da Amazônia’, sua primeira série de ficção, que tem como tema central a união e o protagonismo das mulheres na defesa do território amazônico. “A gente vê muitos projetos de fora, mas esse é um projeto pensado e protagonizado por uma mulher da Amazônia. Ele fala sobre a força das mulheres que, como as águas, quando se juntam, transformam”, afirmou.
Programação
Além das sessões de mentoria, durante os demais dias de evento, as mulheres poderão estar em contato com atividades que envolvem as áreas culturais e turísticas para se conectarem com o patrimônio do Pará.
A delegação visitará pontos icônicos como o Theatro da Paz e museus locais, além de vivenciar experiências gastronômicas e ter contato com o Projeto Apoena, de apoio a crianças ribeirinhas. A agenda de conhecimento e cultura inclui uma visita à Ilha do Marajó e, em um momento de profunda conexão local, a participação no Círio de Nazaré.
Reconhecimento
A recepção oficial das convidadas acontece na noite de terça-feira (7), em jantar oferecido por Rose Maiorana, onde ocorrerá a cerimônia para apresentá-la como presidente regional do grupo.
Apoio
O Mulheres Inspiradoras Hub COP30 conta com o apoio de importantes instituições nacionais e internacionais, como BRICS CCI de New Delhi (Índia), Globo, O Liberal, Banco da Amazônia, Vibra e Copastur.
O resultado desta primeira etapa de desenvolvimento culminará no Prêmio Mulheres Inspiradoras do Ano, Edição Especial Amazônia, que acontecerá no dia 9 de novembro no auditório do O Liberal. Os cases de empreendedorismo de maior destaque no programa de mentoria serão reconhecidos no palco da maior premiação de liderança feminina do país.
O evento de sete dias na capital paraense (6 a 12 de outubro) consolida a atuação do Mulheres Inspiradoras como um dos principais movimentos que antecedem a Conferência do Clima (COP30) em Belém, assegurando que a voz e as soluções das mulheres da Amazônia estejam no centro do debate global.
Palavras-chave