MENU

BUSCA

Dia Internacional da Amizade: laços afetivos auxiliam na saúde mental

Psicologia aponta benefícios e malefícios do isolamento social atualmente

Maiza Santos / Especial para O Liberal

Seja para rir, brincar, celebrar ou até mesmo chorar, em todos os momentos uma amizade verdadeira gera o sentimento de união e conexão entre pessoas. Para celebrar esse carinho e afinidade, no dia 30 de julho é comemorado o Dia Internacional da Amizade. Esta data foi instituída pelas Organizações das Nações unidas (ONU) em 27 de abril de 2011. O seu objetivo é promover a cultura da paz entre todos os povos, celebrando assim a diversidade cultural e o respeito mútuo. No Brasil, a data é celebrada em 20 de julho. Mas o que poucas pessoas sabem é que os benefícios de ter um amigo podem também favorecer a saúde física e mental.

VEJA MAIS 

Oração da amizade para ter bons amigos
Confira a oração para ter um bom círculo de amizade

Dia do Amigo: veja 5 famosos que são melhores amigos
Neste dia 20 de julho, separamos uma lista com celebridades que são inseparáveis fora dos holofotes

Conforme explica a psicóloga Rafaela Guedes, de Belém, é fundamental destacar a importância dos laços afetivos que surgem por meio da amizade. “Em uma amizade, a gente divide a existência, experiências prazerosas e desprazerosas. Fundamentalmente essas que a pessoa precisa partilhar, ter acolhimento, amparo, alguém para incentivar a seguir, recomeçar, lidar com perdas. E esses também compartilham as vitórias e alegrias”, aponta.

Os perigos do isolamento e da falta de contato humano podem aumentar o sentimento de tristeza e a depressão, que é uma das doenças mentais que começa a se desenvolver devido à falta de outro para se interessar e partilhar experiências, conforme explicou a psicológica. Esse isolamento pode impor estresse para a mente e corpo, com um impacto significativo na saúde, ainda mais atualmente. A psicóloga assegura que é no laço social e na amizade que a pessoa tem o prazer de viver.

Dia do Amigo: veja 5 famosos que são melhores amigos
Neste dia 20 de julho, separamos uma lista com celebridades que são inseparáveis fora dos holofotes

Dia do Amigo: amizades de mais de 20 anos se tornam 'segunda família' e verdadeiro elo de confiança
Conheça a história de dois grupos de amigos paraenses que possuem um elo afetivo há mais de 20 anos

Ombro amigo

Os laços de amizade acabam tornando as pessoas melhores, pelo simples fato de serem mais conscientes um com o outro. O encarregado de RH, Renato Costa, de 23 anos, explica o que percebe da importância de ter um ombro amigo. “Acho que faz a diferença ter alguém para confiar, alguém para dividir boas experiências e saber que até nos momentos ruins ele vai tá lá com a gente para apoiar e ajudar em tudo”, diz o estudante.

Renato e outra amiga, Letícia Vitória, costumam estar sempre juntos. A amizade entre eles começou na igreja, em um grupo de jovens pequeno de Belém, há cerca de sete anos. Desde então, eles passaram a compartilhar muitos momentos felizes e também alguns difíceis e tristes.

Já passamos por momentos em que um apoiou o outro. Em situações de desespero, é bom olhar para o lado e saber que aquela amizade vai estar lá falando ‘tu não estás sozinho nessa’. Até mesmo em situações de insegurança, a amizade faz esse papel para que a gente consiga lidar com as situações”, afirma.

Para Letícia Vitória, atualmente, existem situações no cotidiano que só amigos verdadeiros vão poder ajudar a solucionar. “Às vezes nenhum familiar irá entender melhor a situação do que um amigo. Aliás, a palavra amizade em si já é muito forte, não é qualquer pessoa que chamamos assim. São com essas pessoas que vais partilhar momentos inesquecíveis”, acredita a jovem.

Dia do Amigo: Veja a impressão que seus amigos têm de você pela Numerologia
Saiba qual número revela a maneira como as pessoas veem você nas amizades

Dia do Amigo: Relembre 12 amizades marcantes do cinema para celebrar a data
De João Grilo e Chicó até a Turma da Rua do Limoeiro, cinema celebra as mais diversas relações entre amigos

Quais os benefícios de uma amizade?

As amizades, segundo a psicóloga Rafaela Guedes:

  • melhoram humor;
  • fazem bem para o coração;
  • previnem problemas relacionados à solidão;
  • auxiliam nos cuidados da depressão;
  • trazem longevidade;
  • ajudam a se abrir e dividir sentimentos;
  • ajudam no amadurecimento.

Dia do Amigo: Relembre casos de amizade dentro do futebol em Remo e Paysandu

O isolamento e a falta de contato humano acarretam doenças como:

  • Depressão;
  • Transtorno de ansiedade; 
  • Síndrome do pânico;
  • Dificuldade para se adaptar a uma nova rotina;
  • Interrupção repentina do fluxo das coisas durante a vida;
  • Sensação de impotência e descontrole.