MENU

BUSCA

COP 30: Militares treinam resposta a ameaças químicas e biológicas em Belém

Ação em Belém será nos dias 15 e 16 de julho e envolve Forças Armadas, SAMU e SESPA para atuação conjunta durante a conferência da ONU

Talita Azevedo | Especial para O Liberal

Nos dias 15 e 16 de julho, militares da Marinha, Exército e Aeronáutica participam, em Belém, de uma capacitação voltada à Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR). O treinamento será realizado no 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, no bairro da Marambaia, como parte dos preparativos para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que ocorrerá em novembro na capital paraense.

A atividade é coordenada pelo Comando Operacional Conjunto Marajoara e busca preparar agentes das Forças Armadas, profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) para atuação em cenários com riscos não convencionais.

Integração e prontidão operacional para grandes eventos

Após o treinamento, as equipes estarão aptas a operar de forma conjunta com foco na resposta a incidentes que envolvam agentes tóxicos, químicos, biológicos, radiológicos ou nucleares. O modelo segue protocolos adotados recentemente em eventos como a Cúpula do BRICS, realizada no Rio de Janeiro, em julho, e outras grandes operações como os Jogos Olímpicos (2016) e a Jornada Mundial da Juventude (2013).

VEJA MAIS

Papa Leão XIV envia mensagem ao Pará e abençoa livro digital sobre a COP30 nas escolas
Publicação produzida pela Diocese de Marabá foca na educação ambiental de jovens e recebe bênção apostólica por destacar temas como sustentabilidade e povos indígenas.

Brasil quer acelerar acordos climáticos antes da COP 30 em Belém
Iniciativa aposta em 'Círculo de Presidentes' para mobilizar líderes e antecipar compromissos globais antes da conferência na capital paraense

Companhias aéreas vão aumentar em 23% a oferta de assentos domésticos para Belém durante a COP30
Dados foram apresentados pela Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) em evento em Belém nesta quinta-feira (10)

As ações integram medidas de descontaminação, controle de acesso e resposta rápida a ameaças NBQR, respeitando os padrões internacionais de interoperabilidade e segurança multissetorial.

Histórico reforça importância da capacitação

O treinamento militar também resgata lições aprendidas em momentos críticos, como a pandemia de Covid-19, que exigiu ações de descontaminação em larga escala, e eventos com grande mobilização pública, como a Copa do Mundo de 2014.

Segundo o Comando Operacional, o objetivo é garantir prontidão operacional, capacidade de resposta imediata a situações de emergência e atuação coordenada entre setores civis e militares durante a COP 30, que deverá reunir milhares de delegações e lideranças internacionais em Belém.

Serviço: capacitação NBQR para a COP 30

  • Datas: 15 e 16 de julho de 2025
  • Local: 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas
  • Endereço: rua da Marinha, s/nº - Marambaia, Belém (PA)