Bares e restaurantes de Belém ainda não poderão retomar atividades
Em reunião nesta quarta-feira, 17, com representantes do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, a Prefeitura manteve a decisão de manter esses espaços fechados
Representantes do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Pará (SHRBS-PA) estiveram reunidos na noite desta quarta-feira, 17, com o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, para discutir a viabilidade de retomada dos serviços prestados por estabelecimentos de alimentação fora do lar. Mas a PMB manteve a decisão de manter suspenso o funcionamento desses espaços fechados para consumação no local até que termine de analisar as medidas de segurança que possam minimizar os riscos de contaminação pelo novo coronavírus. Os serviços de delivery e pronta-entrega permanecem.
O SHRBS-PA se dispôs a aguardar pela próxima reunião sobre o tema e posterior publicação de decreto municipal que detalhe as medidas que irão regulamentar o funcionamento desses estabelecimentos.
Nos municípios de Parauapebas e Bragança a reabertura dos restaurantes já foi autorizada. De acordo com o sindicato, nas duas cidades as prefeituras falharam com uma medida essencial, na atual conjuntura, para a retomada das atividades, que é a realização de testes rápidos nos trabalhadores que atuam no atendimento ao público nesses estabelecimentos. Para a entidade, a oferta desses testes é o meio mais eficaz de garantir segurança tanto para aos funcionários como para os clientes.
Ainda de cordo com o SHRBS-PA, os estabelecimentos de alimentação fora do lar já seguem uma série de protocolos sanitários que tendem a ser fortalecidos durante a pandemia.
Na manhã desta quinta-feira, 18, o prefeito Zenaldo Coutinho participará de nova reunião com o departamento de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e com o titular da área para apresentação do relatório de protocolos específicos de algumas atividades que poderão reabrir na segunda etapa da retomada econômica.
Para as 12h está prevista, também, uma videoconferência com o Dr. Flávio Freire, especialista em Medicina Esportiva, que apresentará o posicionamento da Sociedade Brasileira da Medicina do Esporte e Exercício e da Sociedade Paraense de Medicina Esportiva sobre o momento que o setor atravessa por conta da pandemia. Representantes de diversos segmentos esportivos do Estado acompanharão a transmissão.
Palavras-chave