MENU

BUSCA

Alunos de 5 a 19 anos participam do Torneio Brasil de Robótica em Belém

Evento tem como objetivo preparar os estudantes para o desafio do mundo tecnológico e científico, unindo pesquisa, inovação e responsabilidade social

Dilson Pimentel

No próximo dia 27 de setembro, Belém será palco do Torneio Brasil de Robótica (TBR) - Etapa Região Norte, que ocorrerá na Estação das Docas. O evento, aberto ao público e com entrada gratuita, promete transformar o local em um centro de ciência, tecnologia e inovação, reunindo estudantes, famílias, educadores e a comunidade em geral.

Organizado pela R2E – Regional Norte, o torneio contará com equipes de diversas escolas do Pará em uma competição que vai além da robótica, estimulando aprendizado, colaboração, inovação e empoderamento juvenil. A edição deste ano terá como tema “Vida Terrestre”, inspirado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas). As equipes abordarão tópicos como preservação dos ecossistemas brasileiros, combate à caça ilegal, impacto de espécies invasoras e recuperação de áreas degradadas.

Entre as instituições participantes estão: colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré, Maple Bear Belém, Colégio São Paulo, Espaço da Criança e Centro de Ensino Integrado Hage; Step by Step Escola de Educação Bilíngue; Colégio Militar de Belém (CMBEL) e Colégio Santa Catarina de Sena.

VEJA MAIS:

Estudantes paraenses disputam etapa nacional de torneio em robótica com projeto sustentável
Com o projeto de inovação, os estudantes desenvolveram o "Ecopavu: Catamarã Coletor de Resíduos Sólidos Urbanos". Protótipo será apresentado em Brasília

Torneio de Robótica no Sesi Ananindeua traz soluções criativas para problemas ambientais nos oceanos
Com 33 equipes e mais de 200 participantes, competição gratuita aborda inovação e tecnologia para preservar a vida marinha

A representante regional do Torneio Brasil de Robótica, Andrea Tuma, explicou como será a formação das escolas da Grande Belém que participarão da programação. O Colégio Marista e o Colégio Militar, ambos contarão com duas equipes participantes, a Maple Bear com cinco equipes, o Colégio São Paulo com duas, e o Step by Step com uma equipe. Além disso, há a participação de escolas do interior do estado, como Santarém, e equipes vindas da ilha do Marajó, abrangendo categorias desde o Baby até o Kids 1.

“É muito importante que essas crianças e adolescentes tenham acesso a uma tecnologia de ponta. A gente faz isso acontecer dentro das escolas como matéria, tudo alinhado à BNCC, e replica isso nesse torneio. O evento é como se fosse uma grande culminância, em que essas equipes vão demonstrar os projetos. Esse ano, por exemplo, a gente trouxe o tema alinhado à ODS, que é o tema 15, relacionado à vida terrestre. 

Sobre a dinâmica de como será o evento, Andrea detalha: “Cada categoria ficou com um tema diferente. Abordaremos sustentabilidade, questão climática, questão de aves exóticas, animais exóticos, questão de descarte de material, enfim. Isso é muito importante para essa criança, porque ela vai se preparar para a vida. Buscamos preparar essa criança para o futuro”, relata.

Formação e impacto educacional

O TBR é reconhecido como um torneio que estimula competências em STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), promovendo ainda valores como ética, respeito e responsabilidade socioambiental. Além da disputa por troféus regionais, as equipes terão a chance de se classificar para a etapa nacional, representando o Pará em um cenário de maior visibilidade.

Desde sua criação, em 2010, o TBR já impactou mais de 100 mil crianças e jovens em todo o Brasil. No Pará, a competição passou a ser realizada a partir de 2018, com a chegada da representação da Zoom Education for Life na região, disse Yan Melo, coordenador pedagógico do TBR no Norte. Ainda segundo ele, o evento tem como objetivo preparar os estudantes para o desafio do mundo tecnológico e científico, unindo pesquisa, inovação e responsabilidade social.

Categorias e avaliação

Os participantes competirão em cinco categorias, divididas por faixa etária:

• Kids 1 (5 a 7 anos)

• Kids 2 (7 a 10 anos)

• Middle 1 (10 a 12 anos)

• Middle 2 (12 a 15 anos)

• High (15 a 19 anos)

As equipes serão avaliadas em quatro critério, cada uma correspondendo a 25% da nota final: mérito científico; organização & método; tecnologia & engenharia; desafio prático

Apoio

O evento conta com o patrocínio e apoio de empresas e parceiros que acreditam no impacto social da iniciativa, entre eles:

• Zoom Education

• Play Games

• Maioca Sorveteria

• Nanay Café

• HAVANNA

• Scoutinho Maker

• PUBLIQue Comunicação Visual

• Sarraf Fotografia

Serviço

• Evento: Torneio Brasil de Robótica – Regional Norte

• Data: 27 de setembro de 2025

• Horário: 8h às 18h

• Local: Estação das Docas – espaço feira Boulevard, Belém (PA)

• Organização: R2E – Regional Norte

• Entrada: Gratuita e aberta ao público

• Mais informações: www.torneiobrasilderobotica.com.br