MENU

BUSCA

Qual o santo do dia de hoje, 31 de julho? Veja a oração de Santo Inácio de Loyola

Padroeiro dos soldados e dos retiros espirituais, Santo Inácio é celebrado pela Igreja Católica em 31/07

Hannah Franco

No dia 31 de julho, a Igreja Católica celebra a memória litúrgica de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, também conhecidos como jesuítas. Inácio é lembrado por sua profunda espiritualidade, disciplina interior e pela criação dos Exercícios Espirituais, um método de oração e discernimento que até hoje inspira milhões de fiéis. Ele é padroeiro dos soldados, dos retiros espirituais e dos educadores.

A devoção aos santos faz parte da tradição de fé de milhões de pessoas ao redor do mundo. São figuras que inspiram, acolhem orações e representam modelos de vida cristã. Diariamente, a Igreja dedica o calendário litúrgico à memória de um ou mais santos, reforçando valores como caridade, fé, humildade e serviço ao próximo.

VEJA MAIS

Conheça São Drogo, considerado padroeiro do café e das pessoas feias
Entenda a relação de São Drogo com a vida espiritual, a produção de café e as pessoas que sofrem preconceito devido à aparência

Oração de Santo Inácio de Loyola para fortalecer a relação com o Sagrado
Ele é o santo padroeiro de Todos os Retiros Espirituais

Quem é o santo do dia de hoje, 31 de julho?

O santo do dia 31 de julho é Santo Inácio de Loyola, padroeiro dos soldados e de todos os retiros espirituais. Ele também é reconhecido como protetor dos educadores e missionários. A sua festa é celebrada com missas, retiros e meditações em diversos países onde a presença dos jesuítas é marcante.

Qual a oração de Santo Inácio de Loyola?

“Tomai, Senhor, e recebei toda a minha liberdade,
a minha memória, o meu entendimento
e toda a minha vontade,
tudo o que tenho e possuo.
Vós me destes, a Vós, Senhor, o restituo;
tudo é Vosso, disponde de tudo segundo a Vossa vontade.
Dai-me somente o Vosso amor e a Vossa graça,
que isso me basta. Amém.”

Quem foi Santo Inácio de Loyola?

Iñigo López de Loyola, conhecido como Santo Inácio, nasceu em 1491, no País Basco, na Espanha, em uma família nobre. Durante sua juventude, dedicou-se à vida militar e cortesã. Sua trajetória começou a mudar radicalmente após ser ferido na perna por uma bala de canhão, em 1521, durante a defesa de Pamplona. Durante a recuperação, leu livros sobre a vida dos santos e se sentiu profundamente tocado pela espiritualidade.

Após essa experiência, decidiu abandonar a vida mundana. Passou a viver como peregrino, buscando discernimento e intimidade com Deus. Realizou longos períodos de oração e escreveu os Exercícios Espirituais, obra que se tornaria base para o acompanhamento espiritual de milhares de cristãos.