MENU

BUSCA

Qual o santo de hoje, 7 de julho? Veja a oração de São Firmino de Amiens

São Firmino, padroeiro dos padeiros e barqueiros, é celebrado nesta data pela Igreja Católica

Hannah Franco

No dia 7 de julho, a Igreja Católica celebra a memória litúrgica de São Firmino de Amiens, missionário do século III e considerado o primeiro bispo das cidades de Pamplona e Amiens. Mártir da fé cristã, ele é padroeiro de barqueiros, viticultores e padeiros, além de ser amplamente venerado na Espanha e na França.

A devoção aos santos faz parte da tradição de fé de milhões de pessoas ao redor do mundo. São figuras que inspiram, acolhem orações e representam modelos de vida cristã. Diariamente, a Igreja dedica o calendário litúrgico à memória de um ou mais santos, reforçando valores como caridade, fé, humildade e serviço ao próximo.

VEJA MAIS

Conheça São Drogo, considerado padroeiro do café e das pessoas feias
Entenda a relação de São Drogo com a vida espiritual, a produção de café e as pessoas que sofrem preconceito devido à aparência

Oração de São Tomé 'Ver para Crer' para fortalecer a fé
Confira a prece de São Tomé, o padroeiro dos pedreiros, dos arquitetos e dos cegos

Quem é o santo do dia de hoje, 7 de julho?

O santo celebrado em 7 de julho é São Firmino de Amiens. Ele é o padroeiro da cidade de Amiens (França), da cidade de Lesaka (Espanha) e da diocese de Pamplona, além de ser co-padroeiro da comunidade autônoma de Navarra, ao lado de São Francisco Xavier.

Também é invocado como protetor de profissionais que lidam com a água e com o pão — como barqueiros, viticultores e padeiros.

Qual é a oração de São Firmino?

“Glorioso São Firmino, servo fiel de Deus, que com coragem e amor propagaste a fé de Cristo até o martírio,

intercede por nós junto ao Senhor.

Ajuda-nos a manter firme nossa fé diante das dificuldades e fortalece-nos na esperança.

Que o teu exemplo de entrega inspire nossa caminhada e que, por tua intercessão,

alcancemos as graças que necessitamos (fazer o pedido).

São Firmino, rogai por nós!

Amém.”

Quem foi São Firmino?

São Firmino de Amiens nasceu em Pamplona, no século III, filho de um senador romano pagão. Sua família se converteu ao cristianismo após ouvir a pregação de Santo Honesto e São Saturnino de Toulouse, que também foi responsável por batizar Firmino. Desde jovem, ele demonstrou vocação missionária e dedicou sua vida a propagar a fé cristã.

Foi enviado à região da Gália, onde se tornou o primeiro bispo de Amiens. Lá, fundou comunidades cristãs e liderou a evangelização local em meio à perseguição do Império Romano. Por causa de sua fé, foi preso e decapitado aos 31 anos, tornando-se mártir no ano de 303.

Seu culto se espalhou por toda a Europa, principalmente na França e na Espanha. Em Pamplona, ele é celebrado em 7 de julho, data marcada pelas tradicionais festas de Sanfermines, que incluem procissões e as famosas corridas de touros, onde fiéis pedem sua proteção antes dos encierros.