Usina da Paz de Ananindeua se torna ponto de vacinação contra covid-19
O objetivo da nova estratégia de imunização é aumentar a cobertura vacinal do estado
As novas medidas de incentivo à vacinação contra a covid-19 serão implementadas a partir desta terça-feira (7). Por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), será ofertado mais um ponto de vacinação, desta vez na recém inaugurada Usina da Paz Icuí-Guajará, em Ananindeua. O imunizante usado na nova campanha será o da Pfizer-BioNTech, nos horários de 8h às 17h.
O projeto está integrado ao programa Territórios Pela Paz (TerPaz) e para participar, os moradores e usuários da Usina da Paz devem levar CPF e comprovante das doses já realizadas. Caso não tenha a carteirinha de vacinação, a equipe presente no local irá realizar todas as orientações para verificar as informações pelo aplicativo ConecteSUS, do governo federal.
A coordenadora da Sespa, Alessandra Amaral, explica que nas campanhas itinerantes de vacinação, que ocorreram em diversos bairros, mais de 1.500 doses foram aplicadas no último final de semana. "Esse trabalho de descentralização da vacinação vai ocorrer em mais quatro bairros no próximo fim de semana. Agora, com o decreto que obriga a apresentação do comprovante de imunização em qualquer lugar público, as pessoas precisam se proteger e preservar a saúde de quem ama", pontua. Ela acrescenta que além das ações que visam abranger o público apto para a vacinação, os imunizantes também estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
VEJA MAIS
O seu José, aproveitou o posto de vacinação próximo da residência tomou a 3º dose da vacina. "Estou muito mais feliz e tranquilo de ter garantido mais uma dose de saúde", comemora.
O objetivo é vacinar pessoas a partir de 12 anos de idade, seja a primeira, segunda ou terceira dose (reforço), após cinco meses da segunda dose, ou seja, todos os imunizados com duas doses até julho, já estão aptos para receber a dose de reforço. Essa é mais uma estratégia para aumentar a cobertura vacinal no Pará e diversos bairros já foram atendidos pelo TerPaz, como Terra Firme, Jurunas e Cabanagem, em Belém, que já receberam a vacinação durante as ações do Ter Saúde realizadas em escolas públicas.
(Colaboração de Karoline Caldeira, estagiária sob a supervisão de Victor Furtado, coordenador do Núcleo de Atualidades)
Palavras-chave