MENU

BUSCA

Pedreiro Wander Costa reclama de lixo e entulho acumulados no Conjunto Promorar, em Belém

A situação para os moradores do conjunto Promorar, no bairro Maracangalha, em Belém, está cada dia mais difícil, por conta da quantidade de lixo e entulho que não estão sendo recolhidos. O pedreiro Wander da Costa denuncia a situação. 

Mariana Azevedo

A situação para os moradores do conjunto Promorar, no bairro Maracangalha, em Belém, está cada dia mais difícil, por conta da quantidade de lixo e entulho que não estão sendo recolhidos de maneira regular. O pedreiro Wander da Costa, mora no Promorar há mais de 30 anos e denuncia a situação, que é visível para quem transitar no bairro. 

"Sempre foi assim, com bastante lixo. É frequente essa lixarada, tanto aqui na frente da escola, quanto ali na frente do posto de saúde", relata o pedreiro. No local é nítido que o problema traz transtornos, já que todo tipo de entulho é despejado ali, a qualquer momento do dia. Quem passa pela área já avista sofás, restos de móveis e até eletrodomésticos. 

"O pessoal que vem a noite e de magrugada em carroças e joga entulho aqui, os carroceiros", conta. De acordo com Wander, ele e outros moradores já entraram em contato com o órgão responsável pela retirada do entulho, mas nunca foram atendidos. "Fizemos um pedido há mais de dois meses para o órgão vir limpar, mas não veio ninguém."

O pedreiro relata que o problema no bairro já é antigo, e que o lixo, quando não é recolhido acaba se espalhando e entupindo os bueiros. “Esse lixo e entulho está há mais de um ano aqui, porque vai acumulando. A gente liga pro ‘Disk entulho’, mas não vem ninguém aqui retirar”, diz. 

O denunciante relata que no bairro há vários pontos de lixo, inclusive, em frente a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. “Esse lixo em frente ao posto de saúde deveria ser retirado diariamente, né. Mas fica meses e nem ninguém vem limpar, mesmo a gente fazendo a solicitação. Esse ponto de lixo em frente ao posto, já está há um mês ou quase dois meses sem ser recolhido”, completa o morador.

A redação integrada de O Liberal procurou a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) para saber um posicionamento sobre quando os problemas citados na matéria serão resolvidos, mas até o fechamento desta edição não houve retorno. O espaço segue aberto. 

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de  O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

 

VEJA MAIS 

Moradores da Sacramenta reclamam de lixo acumulado em ciclofaixa de praça
Quem passa pela praça do Jaú constata o problema, que além de impedir a livre passagem dos pedestres, ainda os coloca em perigo

Dona de casa Gilma Teixeira relata transtornos causados por entulho no canal da Visconde de Inhaúma
Moradores das proximidades do canal da Visconde de Inhaúma, de esquina com a travessa Mauriti, no bairro da Pedreira, estão pedindo ajuda para que seja retirado o entulho e lixo acumulados no local.

Moradora da Pedreira denuncia acúmulo de lixo no bairro
Grande quantidade de lixo e entulho incomoda moradores das travessas Perebebuí

Você Repórter